Missa de homenagem à Padroeira da Universidade de Coimbra realiza-se a 8 de dezembro

04 dezembro, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No próximo dia 8 de dezembro, domingo, tem lugar a missa de homenagem à Padroeira da Universidade de Coimbra, a Imaculada Conceição. A celebração decorre, como é habitual, na Capela de São Miguel às 12h00.

A Imaculada Conceição é, de acordo com o dogma católico, a conceção da Virgem Maria sem mancha (ou “mácula” em latim) do pecado original.

A relação entre a Universidade de Coimbra e a Imaculada Conceição remonta ao século XVII. Nas cortes de 1646, então reunidas em Lisboa, El-Rei D. João IV tomou a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal. Ordenou igualmente que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Milene Santos