Museu da Ciência celebra Dia Internacional dos Museus com iniciativas online

15 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Fernando Guerra

Este ano, as comemorações do Dia Internacional dos Museus vão ser diferentes. Ainda de portas fechadas, devido às medidas de prevenção e contenção de propagação da pandemia de Covid-19, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) celebra a data, segunda-feira (18), com uma série de iniciativas online. A programação especial é apresentada a partir das 10h00 nas redes sociais e no site do Museu (www.museudaciencia.org).

Enquanto aguarda pela reabertura ao público presencial (em data a anunciar brevemente), o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai ao encontro de todos os que pretendem conhecê-lo ou revisitá-lo de forma virtual. Da programação reforçada do Dia Internacional dos Museus (que se junta às outras acções online que o MCUC tem promovido no período de confinamento) fazem parte visitas virtuais, percursos-vídeos por espaços emblemáticos como o Laboratório Chimico e o Gabinete de Física, a partilha de histórias sobre os “Objetos de Museu” (uma nova rubrica semanal, produzida pela Divisão de Comunicação da UC) e de testemunhos de visitantes de museus, e a inauguração da nova exposição temporária online “Um Mundo de Máscaras”, organizada pelo Museu da Farmácia (Lisboa), com a parceria do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, do Museu da Marioneta, do Museu do Oriente e do Museu Nacional de Etnologia. Para o público mais jovem, está reservado um passeio virtual pela biodiversidade da Galeria de História Natural do Museu (com alguns desafios pelo caminho). E, para conhecimento de todos, continua à distância de um clique o “Objeto do Mês”, apresentado no site do Museu.

Durante o período de confinamento, o Museu da Ciência tem privilegiado a oferta digital para miúdos e graúdos, através das suas newsletter, página web e redes sociais. A programação especial do Dia Internacional dos Museus será apresentada na manhã de segunda-feira em www.museudaciencia.org e de hora a hora, entre as 10h00 e as 17h00, nas redes sociais do MCUC.

Rui Marques Simões