Novas funcionalidades de apoio aos exames já disponíveis na UC Teacher e na UC Student

10 dezembro, 2020≈ 4 mins de leitura

A partir de hoje as plataformas informáticas de apoio às aulas UC Teacher e UC Student contam com uma série de novas funcionalidades, anteriormente proporcionadas pela UC Exams, com o propósito de simplificar a época de exames.

Recorde-se que a UC Exams foi uma aplicação independente usada pelos docentes e estudantes da Universidade de Coimbra, no ano letivo anterior, para disponibilizar enunciados (no caso dos docentes) e aceder e responder a esses enunciados (no caso dos estudantes). A partir de agora estas funcionalidades passam a estar integradas na UC Teacher e na UC Student.

A integração vem no sentido de simplificar os processos: deixa de ser necessário usar aplicações distintas para lecionar as aulas e ministrar os exames, uma vez que as UC Teacher e UC Student passam a responder a essas necessidades. Para além disso, foram adicionadas novas funcionalidades, entre elas a criação de salas distintas para os exames, a possibilidade de distribuir os estudantes pelas salas e o acompanhamento do exame pelo docente, em tempo real, através de comunicação áudio e vídeo.

No caso da UC Teacher, a funcionalidade vai estar destacada na página principal. Na UC Student, os estudantes vão ter acesso ao exame através de um identificador facultado pelo docente, necessário para entrar na sala do exame.

Entre as maiores vantagens desta remodelação conta-se a possibilidade de disponibilizar enunciados, aceder a esses mesmos enunciados, acompanhar a elaboração das respostas e enviar e receber essas respostas em contexto remoto, sempre com um canal de áudio e vídeo disponível e que liga docentes e alunos durante a duração do exame. O objetivo passa por aproximar o momento do exame (digital) da experiência do exame em sala de aula.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas é possível contactar o serviço de apoio da UC Framework, através do endereço support@ucframework.pt e, no caso dos estudantes, através do endereço support.students@ucframework.pt.

Este e outros vídeos sobre a UC Teacher/UC Student, incluindo os que estão a ser preparados sobre as novas funcionalidades relacionadas com os exames, podem ser encontrados no canal de Youtube da UC Framework (https://www.youtube.com/channel/UCwjmx6o5PaqW4oG72N8wkfA) e a qualquer momento na própria aplicação, na área de vídeos, tanto na UC Teacher como na UC Student.

Milene Santos (com UC Framework)