Núcleo de Antropologia Visual da UC promove Mostra de Cinema Etnográfico

20 novembro, 2020≈ 4 mins de leitura

O Núcleo de Antropologia Visual da Universidade de Coimbra (NAVUC) organiza, entre 23 e 27 de novembro, a sua 1.ª Mostra de Cinema Etnográfico. No âmbito da iniciativa, vão ser exibidos online sete filmes – sobre temas atuais, como o ambiente, as medicinas tradicionais, a violência de guerra, e as polémicas em redor de coleções museológicas – e cada uma das obras vai ser debatida por investigadores e alunos convidados.

Ao longo dos cinco dias da 1.ª Mostra de Cinema Etnográfico do NAVUC, vão estar em discussão os filmes “Guardians of the Night” (dia 23, 17h00), “Many Roots, One Law” (dia 24, 11h30), “Palimpsest of the Africa Museum” (dia 24, 15h00), “História de Lobos” (dia 25, 11h30), “Persistencia” (dia 25, 15h00), “Nimble Fingers” (dia 26, 15h00) e “After Prayers” (dia 27, 15h00). Para assistir e participar em cada sessão é obrigatória a inscrição através do endereço https://forms.gle/Ys1Hb4PjiJUCcysJ6.

Criado este ano, no âmbito do Programa de Mestrado e Doutoramento em Antropologia Social-Cultural do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, e com coordenação do professor Gonçalo. D. Santos, o Núcleo de Antropologia Visual da Universidade de Coimbra pretende contribuir para o desenvolvimento de novas perspetivas sobre Antropologia da Imagem, através da organização de eventos como seminários, festivais, exposições, cursos e palestras.

A 1.ª Mostra de Cinema Etnográfico conta com o apoio do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, da Associação Portuguesa de Antropologia, da European Association of Social Anthropologists, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia e da Rede de Pesquisa Sci-Tech Asia.

NAV-UC

Rui Marques Simões