O Mar como espaço de Estudo Interdisciplinar

As jornadas decorrem entre os dias 10 e 12 de março na Sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

05 março, 2020≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Com o objetivo de promover um debate alargado sobre os desafios e as oportunidades que o mar, cruzando diversos pontos de vista surgem as jornadas “O mar como espaço de Estudo Interdisciplinar”.

O evento tem lugar entre os dias 10 e 12 de março, na Sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Vão estar presentes o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro e com o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, entre outros.

Entre os temas a abordar estão: Desafios interdisciplinares do Mar, Imaginários do Mar e da Lusofonia, Zonas Costeiras, Desafios Climáticos e Respostas de Transição, Geopolítica e Segurança Marítima, Economia do Mar, Urbanismo em Frentes de Mar, a Europa Azul, Medicina, Farmácia e Marinha, Mare Nostrum e os Movimentos Migratórios e À Descoberta dos Mares. Durante o evento vai ainda ser apresentado o projecto Eco-Mar XXI.

As Jornadas são coordenadas por Isabel Maria Freitas Valente a partir do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, em parceria com o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), a Academia de Marinha (AM) e o Start Europe.

Karine Paniza