Palestra “Outras Terras! Mais vida no Universo?” por Nuno Cardoso Santos

21 junho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Integrada no ciclo Ciência às seis, a palestra “Outras Terras! Mais Vidas no Universo? É a proposta do Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

A conferência tem lugar a 27 de junho, quarta-feira, pelas 18 horas e tem como convidado o astrofísico e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Nuno Cardoso Santos. O docente da Universidade do Porto tem participado na identificação de diversos exoplanetas.

Dirigida ao público em geral, a palestra tem entrada livre. Mais informações aqui.

nuno_cardoso_santos

Resumo:
“A descoberta nos últimos anos de centenas de planetas, de outros mundos no Universo, mostrou-nos que os sistemas planetários são comuns. A procura de outras Terras tornou-se num dos temas mais quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais. Mais ainda, a detecção de novos planetas cada vez mais parecidos com a nossa Terra abre enormes prespetivas de um dia podermos responder de forma positiva à pergunta “haverá vida noutros locais do Universo?”. Nesta palestra vamos abordar o tema da procura de planetas em torno de outras estrelas, os chamados planetas extra-solares. Os princípios físicos mais usados pelos astrofísicos para detetar estes objetos serão descritos de forma simples. Vamos perceber como é que os astrofísicos “brincam” com a luz que nos chega das estrelas para detectar e caracterizar planetas distantes. Alguns exemplos dos resultados das pesquisas mais recentes serão igualmente mostrados. Finalmente, abordaremos o futuro deste excitante tema científico bem como a participação de Portugal nesta conquista, que em muito se assemelha à epopeia das descobertas nos séculos XV e XVI: será que iremos também encontrar outra habitantes numa outra “praia” da nossa Galáxia?”

Marta Costa