“Por mares nunca dantes navegados: à descoberta das origens da doença de Parkinson” em sessão no Ciência às Seis

07 maio, 2021≈ 5 mins de leitura

© Rómulo

Na próxima terça-feira, dia 11 de maio, pelas 18h00, realiza-se a palestra “Por mares nunca dantes navegados: à descoberta das origens da doença de Parkinson”, com Tiago Fleming Outeiro, professor catedrático e Diretor do Departamento de Neurodegeneração Experimental no Centro Médico Universitário da Universidade de Goettingen, Alemanha.

A sessão vai decorrer via plataforma Zoom – https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83537248708 (ID da reunião: 835 3724 8708).

Trata-se de mais uma iniciativa inserida no ciclo Ciência às Seis, do Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, com a coordenação de Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade. Destina-se ao público em geral e é de participação livre e sem necessidade de inscrição.

Resumo da Palestra:
A pandemia, o tema dominante da atualidade, mudou as nossas vidas. Mudou a forma como nos relacionamos, como vivemos, e como viajamos. Mudou a percepção que temos do mundo, e agudizou problemas sociais, económicos, e sanitários.Mudou as manifestações artísticas e culturais, e mudou também a forma como fazemos ciência. Mas mostrou que, quando as sociedades se unem e investem, a ciência e o conhecimento ajudam a achar soluções para os problemas.As doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer, ou esclerose lateral amiotrófica, são problemas sérios, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, e continuam sem tratamentos eficazes. Assim, importa estudar a base molecular dessas doenças, no sentido de achar novos mecanismos e alvos para possíveis intervenções terapêuticas.Como escreveu Fernando Pessoa, “O homem é do tamanho do seu sonho”. Devemos alimentar aqueles que ousam sonhar, para que possam voar e fazer o mundo avançar.

Biografia do Orador:
Tiago Outeiro é licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto, em Portugal. Realizou a sua tese de doutoramento no Whitehead Institute for Biomedical research – MIT, em Boston, nos Estados Unidos. Foi depois investigador postdoc na MGH-Harvard Medical School, na mesma cidade. Em 2007, iniciou o seu grupo de investigação no Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, que liderou até 2014. Desde Outubro de 2010, é Professor Catedrático e Director do Departamento de Neurodegeneração Experimental do Centro Médico Universitário em Goettingen, na Alemanha. Desde Novembro de 2017 é também Professor Catedrático de Neurociências na Universidade de Newcastle no Reino Unido. Desde Novembro de 2019, é Professor Visitante do Instituto de Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil. É também Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Evento no Site | Evento no Facebook. As últimas palestras do Rómulo estão disponíveis no Canal YouTube.

Milene Santos