Portugal em estreia nas Olimpíadas Internacionais da Economia

23 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

Pela primeira vez, uma seleção portuguesa participará na final das Olimpíadas Internacionais da Economia (IEO), a decorrer de 24 a 31 de julho, em São Petersburgo.

A comitiva, que embarcou na passada segunda-feira para a Rússia, é composta pelos 5 vencedores das Olimpíadas da Economia (OE) e por três representantes da Comissão Organizadora.

Jorge Lousada, aluno da Escola Secundária/3 S. Pedro, em Vila Real, foi o vencedor da fase final das OE VI, em abril de 2019. O jovem transmontano compõe a seleção portuguesa juntamente com António Gouvêa (Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras), Pedro Fragoso da Silva (Escola Secundária de Benavente), Diana Duarte (Colégio Luso-Francês, Porto) e Daniel Gonçalves (Colégio de Santo André, Mafra). A comitiva é liderada por João Pedro Santos, fundador das OE e único português membro do comité executivo das IEO, Carina Fonseca (Coordenadora de Relações Internacionais) e Mariana Flora Ramos (Coordenadora Operacional).

À partida para São Petersburgo, os jovens portugueses manifestavam-se esperançados em obter um bom desempenho em solo russo. Nas palavras de Mariana Flora Ramos, que no ano passado acompanhou como observadora a primeira edição das IEO, «este é mais um momento de afirmação da força de Portugal a nível mundial, que se apresenta como um dos 24 países participantes na iniciativa».

Diana Duarte, jovem de 18 anos, natural do Porto, considera que «é uma honra poder representar Portugal em São Petersburgo, numa iniciativa que ainda está em fase de crescimento. É, sem dúvida, a forma perfeita de terminar o percurso no ensino secundário!».

As IEO 2019 serão compostas por três momentos diferentes: um business case, uma prova de finanças e uma prova de economia, que avaliarão as capacidades dos finalistas dos 24 países. Paralelamente, haverá momentos culturais em São Petersburgo, com visitas à cidade situada nas margens do mar Báltico.

A deslocação às IEO contou com o patrocínio da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), que apoiou a deslocação da comitiva portuguesa à Rússia.

É possível acompanhar os desenvolvimentos do projeto nas contas oficiais do Facebook (@unedoismundos) e Instagram (@olimpiadaseconomia)

FEUC