Prémios Concurso Sustentabilidade “From Linear to Circular Ideas” foram entregues

Equipa Mirtilo Releaf arrecadou o primeiro prémio na UC. A ideia passa por "reaproveitar as folhas de mirtilo" e "destrancar todo o seu potencial".

08 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Queremos que as ideias saiam do papel e que virem uma realidade”, explica Denner Nunes, cocoordenador do grupo de trabalho Economia Circular da rede Campus Sustentável e aluno de doutoramento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). E saíram do papel para serem premiadas as melhores ideias do concurso “From Linear to Circular Ideas”. A primeira edição tinha como objetivo “estimular a criação e o desenvolvimento de ideias e soluções para os desafios da economia circular em todas as fases do ciclo de vida de produtos e serviços”, sublinha a organização. De acordo com Denner Nunes, pretendia-se ainda “ativar um tipo de contacto que faltava entre empresas e estudantes”.

“Existe uma falha de conhecimento sobre economia circular, porque as pessoas conhecem e falam quando estão na universidade mas não põem na prática quando saem”, reflete Denner Nunes. O trabalho feito com o concurso e pela rede Campus Sustentável, da qual a UC faz parte, é “facilitar o contacto [entre empresas e universidade]” de forma a que os estudantes “dinamizem as ideias, passem a palavra e vejam que [a economia circular] funciona e que é realmente importante, não só para a dinâmica da universidade mas também para o mundo em si, trazendo uma vertente ambiental e mais responsavelmente ativa”, acredita o cocoordenador.

Foram “30 ideias, de 144 participantes, de 14 instituições, portuguesas, brasileiras, de universidades e politécnicos”, enumerou Constança Rigueiro, coordenadora do Grupo de Economia Circular da Rede Campus Sustentável, também presente na cerimónia que galardoou as melhores ideias. Os números “confirmam que isto é algo que vale a pena”, acredita a responsável.

O concurso, que envolveu sessões de mentoria e formação com as entidades parceiras, decorreu de forma totalmente online devido à situação pandémica atual. Mas para o futuro, a organização espera maior proximidade entre estudantes e empresas. “Quem está do lado das empresas sente muito a necessidade destas parcerias com as universidades”. Anabela Ferreira falou em representação de uma das empresas parceiras do concurso, a Intraplás – Indústria Transformadora de Plásticos SA, sublinhando que “todas estas iniciativas que aproximam [empresas e universidades] são muito bem-vindas”. A presidente da Intraplás entregou dois prémios mas referiu que “todos os projetos foram ideias muito interessantes”.

O primeiro prémio, na UC, com o valor pecuniário de dois mil euros, foi entregue à equipa Mirtilo Releaf, que pretende “avaliar e destrancar todo o potencial da folha de mirtilo”. Foi ainda conhecida a vencedora do Estágio Remunerado na Intraplás – a estudante Beatriz Moreira. Durante a cerimónia foi ainda atribuído um prémio simbólico à equipa que ficou em terceiro lugar, UCircle.

Prémios Economia Circular PauloAmaralUC2021 02

Entrega dos Prémios decorreu no Jardim Botânico da UC. Foto UC | Paulo Amaral

Notícia relacionada: /noticias/artigos/concurso-from-linear-to-circular-ideas-premeia-solucoes-para-os-desafios-da-economia-circular/

Marta Costa