Resíduos sólidos urbanos em Portugal em análise na UC

28 março, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

“A epistemologia ambiental: problematização dos resíduos sólidos urbanos em Portugal” é o tema do seminário aberto que vai decorrer, no próximo dia 6 de abril, às 10 horas, no auditório II do Colégio de São Bento da Universidade de Coimbra (UC).

A iniciativa é promovida em conjunto pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Universidade Aberta e Universidade Paulista (UNIP). A entrada é livre.

De acordo com os promotores do seminário, «nas últimas décadas a produção de resíduos sólidos urbanos tem aumentado exponencialmente; ecólogos, governos e instituições avisam que chegaremos, num futuro próximo, a uma situação de calamidade pública, tanto pela produção dos resíduos, cujas consequências já são sentidas nos aterros e na falta deles, como pela escassez de recursos naturais para a criação destes produtos, que, segundo a ONU, já se encontra com um deficit de 40% e vem aumentando 2,5% ao ano.»

As alternativas propostas para minimizar este quadro, prosseguem, «passam pela colheita seletiva e o tratamento mecânico biológico, assim como novas formas de consumo, seguindo a Economia Circular e a logística reversa». Neste âmbito, Márcio Magera Conceição, da UNIP, vai apresentar a ferramenta VERDES, um software/aplicação que analisa todas as variáveis dos Resíduos Urbanos Domésticos, mostrando os verdadeiros valores económicos do lixo.

Cristina Pinto