Rómulo promove conversa “A eterna brevidade” com João Boavida

18 junho, 2021≈ 4 mins de leitura

© Rómulo CCV

O Ciclo “Ciência às Seis! (temporada 5)” organizado pelo Rómulo- Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, depois uma curta pausa, recomeça no próximo dia 22 de junho, pelas 18h.

A sessão, que vai decorrer via Zoom, vai consisitir numa conversa com João Boavida, professor jubilado de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e autor, entre outras obras, do livro de contos A Eterna Brevidade (Busílis, 2018). Será interlocutor do autor convidado Carlos Fiolhais, diretor do Rómulo e comissário do ciclo (com a colaboração do bioquímico António Piedade).

A iniciativa vai ainda contar com as intervenções do editor, João Manuel Ribeiro, e da designer, Ana Boavida. A conversa andará principalmente à volta da sua obra literária, podendo entrar na educação, o seu tema académico de muitos anos (que relação há entre Literatura e as Ciências da Educação?).

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no site e na página de Facebook. Ou entrar na reunião Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81855444134 (ID da reunião: 818 5544 4134).

A Eterna Brevidade
Primeiro livro de contos de João Boavida, que recolhe algumas pequenas edições de autor muito raras. Os contos partem de situações que provavelmente o autor viveu ou assistiu: são instantes fugazes da longa realidade, sublimados numa escrita que consegue ao mesmo tempo ser límpida e elaborada: límpida nas descrições, mas elaborada nas impressões e nostalgias que evoca.
Link para o editor, onde o editor colocou para esta sessão o livro em promoção:
https://trintaporumalinhacom.keyloja.pt/produtos/69/a-eterna-brevidade

 

 

Sobre o autor:
Natural de Alpedrinha (Beira Baixa), João Boavida é professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra. Licenciado em Filosofia, em 1968, com uma tese sobre a Infinidade, fez o Curso de Ciências Pedagógicas, ambos pela Faculdade de Letras de Coimbra. Foi professor do liceu e fez o estágio pedagógico. Foi então que se apercebeu da problemática do ensino da Filosofia e fez do tema uma das suas áreas de investigação e estudo. Especializou-se em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Lovaina e doutorou-se em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, onde fez também provas de Agregação em Filosofia da Educação.
Leccionou Métodos e Técnicas da Educação, Psicologia Pedagógica, Epistemologia das Ciências da Educação, Teoria e Filosofia da Educação e Formação Ética e Deontológica. Participou em muitas ações de formação, e em congressos nacionais e internacionais, tendo feito conferências tanto em Portugal como no estrangeiro.
Tem muitos artigos publicados em revistas da especialidade, nacionais e estrangeiras, sobre avaliação pedagógica, metodologias de ensino, ética, deontologia, epistemologia e filosofia da educação. Foi diretor da Revista Portuguesa de Pedagogia.
Tem mais de 40 livros publicados na sua área de especialidade, alguns deles na Imprensa da Universidade de Coimbra. Teve uma crónica regular no jornal “As Beiras”: “A Cultura é que dura”. Ultimamente tem-se dedicado à escrita literária, tendo publicado, além de “A Breve Eternidade” , o livro “Um Instante e toda a Vida” (Indícios de Ouro, 2005).

 

Rómulo
Partilhe