Rómulo recebe palestra sobre «Ondas gravitacionais: ‘ouvir’ o Universo»

21 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

A SAC – Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra e o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra organizam uma sessão conjunta na próxima terça-feira, de Maio de 2021. O evento, marcado para as 18 horas, conta com o docente de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Carlos Fiolhais, como orador.

“Ondas gravitacionais: ‘ouvir’ o Universo” é o tema da sessão moderada por Luís Januário e Diogo Eufrásio, representantes da SAC/AAC. A decorrer de forma online, a sessão destina-se a todo o público com interesse em questões de astrofísica, mas em especial os estudantes de ciências. No final da sessão, está previsto espaço para questões.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Site e no Facebook.

Ou Entrar na reunião Zoom através da página: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83821183583, com ID da reunião:  838 2118 3583.

Posteriormente, a sessão vai ficar registada no PODSAC, o podcast da SAC, que está acessível aqui.

Resumo:
As ondas gravitacionais são oscilações do espaço-tempo que Einstein previu em 1916 como consequência da sua teoria da relatividade geral e que só recentemente, em 2015,  foram detetadas por um observatório nos Estados Unidos construído propositadamente para o efeito (LIGO). A primeira observação resultou da fusão de dois buracos negros com algumas dezenas de massas solares para darem origem a um único superburaco negro. Foi a primeira prova direta da existência de buracos negros. A descoberta, que foi recompensada com o Prémio Nobel da Física de 2017, abriu as portas a novas possibilidades de perceção do Universo: até agora só podíamos vê-lo, agora podemos também, num certo sentido, “ouvi-lo”.

Rómulo – Centro Ciência Viva da UC