Semana da Responsabilidade Social 2020 acontece de 16 a 20 de novembro

13 novembro, 2020≈ 5 mins de leitura

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), enquanto Organismo de Normalização Setorial e entidade host do United Nations Global Compact, promove, em parceria com a Global Compact Network Portugal, a 15.ª Edição da Semana da Responsabilidade Social no ano em que se inicia a “Década da Ação”.

“2020-2030 A década da sustentabilidade” é o mote da Semana da Responsabilidade Social 2020, que vai realizar-se de 16 a 20 de novembro. Pela primeira vez, vai decorrer online, através da Plataforma HOPIN, e contará com dois grandes Fóruns: o Call4Impact  (inscrições aqui) e o Call2Action (inscrições aqui).

A Conferência Inaugural, a ter lugar no dia 16 de novembro, às 09h30, vai promover um debate aberto e plural, no âmbito da Década da Ação, abordando o modo como Portugal poderá assumir os próximos dez anos como uma oportunidade para construir um futuro mais sustentável, nas perspetivas económica, social e ambiental. O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão vai participar na sessão que terá como keynote speaker António Costa Silva, Chairman of the Management Board | Partex, Oil and Gas, e será conduzida por Mário Parra da Silva, Presidente da Direção da APEE e Presidente da GCNP.

Seguem-se 29 outras sessões, coorganizadas por empresas, organismos públicos, municípios, instituições de ensino, fundações, associações e ONGs que, em conjunto, contribuirão ativamente para uma semana de reflexão aprofundada sobre Sustentabilidade, no âmbito da Agenda 2030 da ONU. Temas como Finanças Sustentáveis, Smart Cities, Consumo e Produção Sustentável, Sustainable Procurement, Descarbonização da Indústria, Oceano Sustentável, Ética, Normalização e Cultura, entre outros, vão estar em destaque.

A APEE e a GCNP, pela génese da sua atuação em Portugal, promoverão três sessões dedicadas a programas de alto impacto do United Nations Global Compact, concebidos para, a nível mundial, trabalhar três temas fundamentais: “Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no core business das empresas”; “Limitar o aumento da temperatura global a 1.5ºC, através da definição de metas de descarbonização no seio das empresas com base em science based targets, internacionalmente reconhecidos”; e “Definição de metas ambiciosas ao nível da representação equilibrada na gestão de topo das empresas”. As sessões vão contar com a participação de especialistas internacionais, a par da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, no dia 17 de novembro.

No dia 19 de novembro, a APEE realiza a “Cerimónia de Entrega dos Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020”, onde vão ser distinguidas organizações com e sem fins lucrativos com boas práticas em RS e Sustentabilidade. Dezanove dessas organizações são empresas dos setores da banca, energia, grande distribuição, tecnologia, construção, entre outros. A Cerimónia RPRSS 2020 vai contar com a participação do Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz.

A UC vai coorganizar a sessão “A Agenda 2030 nas Instituições de Ensino Superior: Educação, Investigação e Inovação”, agendada para sexta-feira, 20, às 9h30 (com transmissão em https://hopin.com/events/apee-gcnp-srs2020-call2action-a-decada-da-sustentabilidade).

A Semana da Responsabilidade Social 2020 pretende ser o local de eleição para quem trabalha o tema da sustentabilidade em Portugal. Entre 16 e 20 de novembro, todos os participantes poderão assistir às muitas conferências e sessões temáticas, fazer networking e visitar a área de exposição, que contará com múltiplos stands virtuais, tudo a partir de um computador, tablet ou smart phone.

 

Consulte o Programa completo #Call4Impact aqui | #Call2Action aqui

 

APEE e GCNP
Partilhe