Serviço Nacional de Saúde em debate na FEUC

27 maio, 2021≈ 6 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Na sequência do ciclo de conferências “Lições da pandemia para uma melhor governança”, o Mestrado em Gestão e Economia da Saúde e a Pós-graduação em Economia e Gestão da Saúde da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), conjuntamente com o movimento cívico “Salvar o SNS – Estamos do Lado da Solução”, organizam um Seminário-Debate centrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 O evento – que tem lugar na próxima 6.ª feira, dia 28 de maio, pelas 17 horas, no Auditório da FEUC – tem como pano de fundo uma análise dos desafios imediatos que se colocam ao SNS. Reúne um painel de reputados especialistas nacionais e internacionais em domínios chave como as políticas de saúde, saúde pública, saúde mental, medicina intensiva, medicina geral e familiar, economia, gestão, entre outros.

 Moderado por Pedro Lopes Ferreira (professor catedrático da FEUC), o debate incorpora intervenções sobre: os “Desafios para o SNS” (Teresa Gago); “Os dinheiros do Plano de Recuperação e Resiliência” (José Reis); “O mundo hospitalar” (Paula Coutinho); “Cuidados de Saúde Primários” (José Luís Biscaia); “Reforma da Saúde Mental” (Tiago Santos). A sessão será encerrada por Isabel do Carmo (médica doutorada e ativa defensora do serviço público de saúde).

 Além de colocar em destaque o lugar central das políticas de saúde e do urgente debate em torno do serviço nacional de saúde em tempos de pandemia, este seminário-debate evidencia o dinamismo da FEUC na oferta pós-graduada nos domínios da Economia e Gestão da Saúde e das suas organizações.

 Atendendo à limitação de lugares do auditório da FEUC, em cumprimento pelas regras de segurança em tempos de pandemia, o evento será igualmente transmitido pelo link  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82255550080

Breves Biografias dos Oradores
Teresa Gago
Médica dentista; desempenhou diversos cargos autárquicos, incluindo o de vereação em Cascais entre 2013-2017. Dirigente Associativa do Movimento Não Apaguem a Memória e membro da Plataforma Cascais-movimento cívico. Militante do PS. Esteve ativa na proposta para a nova lei de bases da saúde já aprovada pela Assembleia da República.
José Reis
Professor catedrático da FEUC, é atualmente Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Economia Política, membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas e Cocoordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação.
Paula Coutinho
Médica intensivista no CHUC, foi diretora do Serviço Medicina Intensiva do ex-CHC entre 2008 e 2012, altura em que foi concretizada a fusão dos dois SMI do CHUC. É, desde então, coordenadora do SMI no polo do Hospital Geral (HG). É membro da Direção do colégio da Especialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos e integrou o grupo nomeado pelo Ministério da Saúde para a criação da Rede de Referenciação Nacional em Medicina Intensiva em 2016 (Rede de Referenciação publicada em 10 de Agosto de 2017).
José Luís Biscaia
Especialista em Medicina Geral e Familiar, foi diretor do Centro de Saúde de Celas (1990-1992) e coordenador eleito da USF S. Julião na Figueira da Foz (2007-2014). É atualmente diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego. Foi também subdiretor-geral da Saúde (1997-1999), membro fundador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, integrou o Grupo Técnico para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), coordenou o projeto BI USF entre 2013 e 2017 e integrou a equipa de apoio ao coordenador da área dos CSP na Coordenação da Reforma do SNS, de 2016 a 2019.
Tiago Santos
Médico Psiquiatra no Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Doutorado em Ciências e Tecnologias da Saúde pela Universidade de Aveiro; Assessor do Programa Nacional de Saúde Mental da DGS; Membro da Equipa de Coordenação Regional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental da ARS-Centro.
Isabel do Carmo
Licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Doutorou-se e agregou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenou o Estudo de Prevalência da Anorexia Nervosa nos Distritos de Lisboa e Setúbal. Foi fundadora da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e fundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. Iniciou a sua carreira como médica assistente do Hospital de Santa Maria, sendo hoje Professora Associada com Agregação da Universidade de Lisboa. É ex-directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria e Professora com Agregação da Faculdade de Medicina de Lisboa. Exerceu funções de investigadora na Universidade de Lisboa e na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Pedro Ferreira (moderador):
Licenciado em Matemática Aplicada pela FCTUC (1976), mestre em Ciências da Computação (1987) pela mesma Faculdade e doutorado em Industrial Engineering (Decision theory – Health systems) pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA (1990). É atualmente Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é Diretor do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), e Coordenador do Mestrado em Gestão e Economia da Saúde e da Pós-graduação em Economia e Gestão nas Organizações de Saúde da FEUC. É também cocoordenador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) e do Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP). As suas principais áreas de interesse e investigação são a medição em saúde, resultados em saúde e políticas de saúde.

 

 

FEUC
Partilhe