Sociedade de debates da UC em torneio internacional

Out 31, 2018

SDUC realiza atividades semanalmente, para todos os interessados.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

SDUC
Fotografia: © DR

Quatro estudantes da Universidade de Coimbra (UC) participaram no torneio internacional de debate em meio académico na Universidade de Salamanca. O evento, que aconteceu entre 26 e 28 de outubro, “foi um torneio de modelo académico que pretendia ser um convívio, um espaço de conhecimento entre pessoas de realidades diferentes para discutir como funciona o espaço europeu de ensino”, explica o presidente da Sociedade de Debates da UC (SDUC), Diogo Videira. Para além de algumas universidades espanholas, participaram quatro universidades mais antigas da Europa – a UC, a Universidade de Sorbonne, em Paris, e a Universidade de Bolonha.

Torneio de debate salamanca

O torneio internacional de Salamanca foi uma das atividades em que a SDUC participa. Todas as quartas-feiras, a SDUC reúne para debater, tendencialmente em português. “Sobretudo na Faculdade de Economia e na Imprensa da UC”, continua o estudante. Quanto a eventos de competição, “temos dois a três torneios por ano”.

Ao contrário do que aconteceu em Salamanca, em que foi utilizado o modelo académico, em espanhol, “cá em Coimbra fazemos o modelo de debate de parlamento britânico”. De acordo com o presidente da SDUC tal significa “que há quatro equipas a debater um tema, duas a favor e duas contra. É um modelo de debate que dá mais intenção à argumentação por si própria e à capacidade de pensar criticamente sobre temas, desafiando os estudantes para desenvolver a sua capacidade de oratória bem como capacidades de resposta critica, estrutura e de capacidade de discurso”, refere.

Quanto a atividades, já nas próximas semanas arranca a Academia SDUC, revela Diogo Videira. “Durará de dois a quatro meses, com formação extensiva e personalizada, para pôr qualquer pessoa interessada a debater, melhorar as suas capacidades”. Já no fim-de-semana de 16 a 18 acontece o Torneio de Debates da UC, uma “formação interna para as pessoas que querem experimentar a modalidade”.

Para saber mais sobre a SDUC, veja aqui.

Marta Costa