UC assina acordo com a Academia de Ciências Sociais da China

24 outubro, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) vai assinar na sexta-feira, dia 26 de outubro, um memorando de entendimento com a Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS, na sigla em inglês). A assinatura terá lugar pelas 11h30, numa cerimónia com a presença de Wang Jingqing, vice-presidente da CASS e alto quadro do governo chinês.

Trata-se de mais um passo na reaproximação entre a Universidade de Coimbra e a República Popular da China, uma das prioridades estratégicas da instituição conimbricense nos últimos anos. O memorando estabelecerá a base da cooperação futura entre a UC e a CASS, tendo como objetivo a promoção da cooperação entre a China e Portugal nas áreas das humanidades e ciências sociais, em articulação com a recém-criada Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra.

Numa reunião de trabalho que precederá a assinatura do memorando de entendimento espera-se que ambas as instituições acordem ações conjuntas dirigidas ao desenvolvimento de conhecimento sobre a China, como a organização de exposições, conferências, seminários e cursos temáticos, a cooperação e promoção de projetos de investigação conjunta e a publicação de produtos de investigação académica.

O memorando de Entendimento entre a Academia Chinesa de Ciências Sociais e a Universidade de Coimbra será assinado na Sala do Senado, na Reitoria da UC, numa breve cerimónia com discursos de Wang Jingqing e do reitor João Gabriel Silva.

Rui Simões