UC celebra acordos de cooperação com o Conselho Nacional do Ministério Público do Brasil

29 abril, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Universidade de Coimbra (UC) assina amanhã (terça-feira, 30), através da Faculdade de Direito e da Academia Sino-Lusófona, dois acordos de cooperação com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) do Brasil. Os dois protocolos serão celebrados pelas 16:30, na Sala do Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

Com a finalidade de “favorecer o desenvolvimento de atividades académicas de interesses comuns, voltadas ao aperfeiçoamento e capacitação de pessoal das partes”, os dois acordos de cooperação visam a criação de “parcerias em ações de treinamento, desenvolvimento e educação” da FDUC, da ASL e do CNMP do Brasil.

Estes protocolos significam mais um passo no fortalecimento da ancestral ligação entre a UC e o Brasil, no contexto de valorização do português e de reforço da centralidade de Coimbra no âmbito das relações entre os países lusófonos e a China. A Universidade de Coimbra estará representada na assinatura dos acordos pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Diretor da FDUC e da ASL, Rui Figueiredo Marcos. O CNMP brasileiro será representado pelo Conselheiro Valter Shuenquener de Araújo, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais desta prestigiada instituição.

Rui Marques Simões