Está aberto, a partir desta quarta-feira (dia 6) e até 31 de janeiro, o período de apresentação de candidaturas de atividades para a 2.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis. O evento, organizado pela Universidade de Coimbra (UC), vai decorrer entre 15 de maio e 15 de junho de 2021.

O Mimesis (que teve em 2020 a 1.ª edição) inscreve-se na nova estratégia de programação cultural anual da Reitoria da UC, que tem como objetivo valorizar a criação e a prática artísticas, promover a investigação especializada, aprofundar a formação e qualificação na área das artes e contribuir para a diversidade e qualidade da programação cultural e para o desenvolvimento e fidelização de públicos, estimulando o diálogo entre a UC, a cidade, a região e o país.

Este ciclo de teatro e artes performativas procura revigorar a centralidade histórica da Universidade de Coimbra nestes domínios de atuação artística, com destaque para a expressão dramática, robustecendo a sua presença em redes culturais mais amplas, em laboratórios artísticos e em iniciativas relevantes de reflexão estético-performativa

Após uma 1.ª edição adaptada às exigências do contexto pandémico – entre 15 de setembro e 3 de outubro de 2020, foram apresentadas 22 produções (espetáculos de teatro e dança, performances e ações de formação), com lotação quase sempre esgotada e difusão presencial e online (em formato de streaming, através dos canais dos promotores) –, o ciclo Mimesis regressa em 2021 para promover um progressivo retorno à normalidade na produção artística local, regional e nacional.

 “A edição de 2020 foi marcada pela necessidade de adaptar a programação às condicionantes da situação pandémica, operação que, trazendo grandes desafios, constituiu também uma oportunidade para ensaiar novas formas de expressão artística. A edição de 2021 será, por isso, dedicada à ‘Humanidade’ e à sua inesgotável capacidade para se metamorfosear através da cultura”, declara o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

As candidaturas de atividades para a 2.ª edição do Mimesis devem ser feita através do formulário disponibilizado em https://www.uc.pt/cultura/mimesis.

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »