UC na Direção da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

18 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) foi eleita para a Direção da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), organismo que reúne mais de uma centena de instituições de ensino superior de língua portuguesa.

A nova direção, presidida pela Universidade de Macau, foi escolhida no XXIV Encontro da AULP que decorreu na China, e onde se discutiu a “Importância da Difusão das Línguas Portuguesa e Chinesa para a Colaboração Académica no Ensino Superior e Promoção do Turismo”.

Ao assumir a Vice-Presidência da AULP, o reitor João Gabriel Silva sublinha que «a Universidade de Coimbra sente uma responsabilidade muito particular para com a Língua Portuguesa. Sendo a mais antiga de todas as universidades de Língua Portuguesa, a UC teve um papel decisivo na sua evolução e na sua afirmação no mundo, como foi reconhecido pela UNESCO ao classificá-la como património da Humanidade. Para que a Língua Portuguesa se mantenha pujante tem de continuar a ser uma língua de transmissão de conhecimento, tarefa na qual as Universidades têm um papel decisivo, pelo que a Universidade de Coimbra pretende ajudar a fortalecer esta comunidade e assim fortalecer a Língua Portuguesa».

Criada em 1986, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores, visando o desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.