Universidade de Coimbra colabora com a Amazon Web Services na formação em competências digitais

13 abril, 2021≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra vai colaborar com a Amazon Web Services (AWS) Academy. Esta colaboração vai permitir incrementar a aposta da UC no domínio das competências digitais, proporcionando aos seus estudantes e formandos uma oferta com reconhecimento internacional, que os irá ajudar a preparar para a certificação AWS.

A partir do próximo ano letivo, os interessados na formação poderão, com o suporte de formadores da UC certificados pela AWS, inscrever-se em cursos com diferentes perfis e níveis de progressão (de inicial a avançado), que os vão preparar para a proficiência na tecnologia de computação em nuvem. Os cursos irão ajudar os estudantes a prepararem-se para a certificação AWS, reconhecida pelo setor.

“A colaboração com a AWS Academy, que agora celebramos, insere-se numa linha estratégica da UC de valorização dos profissionais que ajuda a formar, proporcionando oportunidades que possam prepará-los, o melhor possível, para os desafios do mercado de trabalho atual, cujas mudanças compreendemos e antecipamos, e para a distintividade do respetivo curriculum e das competências que comporta. O rápido crescimento da computação em nuvem está a gerar um número crescente de empregos de alta qualidade em organizações em todo o mundo e as capacidades técnicas que os formandos vão desenvolver através deste programa deixá-los-ão bem preparados para o futuro. Estamos por isso muito satisfeitos por passar a disponibilizar o curso/formação da AWS Academy na UC”, afirma a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos, Cristina Albuquerque.

“Criámos a AWS Academy para desenvolver a próxima geração de profissionais de computação em nuvem, trabalhando em colaboração com instituições de ensino superior e parceiros da indústria. O nosso objetivo é construir uma ‘linha de produção’ de profissionais treinados pela AWS que ajudem impulsionar a inovação ao mesmo tempo que a computação em nuvem se torna o novo normal”, afirma Tracy Applegate, da AWS Academy. “Os profissionais de Tecnologias de Informação com conhecimentos de computação em nuvem têm imensa procura no mercado de trabalho e estamos orgulhosos de poder participar no ensino e preparação dos estudantes da Universidade de Coimbra para essa realidade”, acrescenta.