Universidade de Coimbra e Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional assinam protocolo de cooperação

08 fevereiro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A Universidade de Coimbra (UC) e a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) estabeleceram hoje (segunda-feira, 8) um protocolo de cooperação técnica e científica., com vista à colaboração e implementação da política ambiental do Ministério da Defesa Nacional.

Firmado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Diretor-Geral da DGRDN, Alberto Coelho, o protocolo está em linha com a recente revisão da Diretiva Ambiental para a Defesa Nacional, através do Despacho n.º 149/2020, de 7 de janeiro, que releva o contributo da inovação e difusão do conhecimento científico para a melhoria do desempenho competitivo nacional e o relacionamento entre os sistemas de ensino e investigação e os serviços da Administração Pública.

Esta parceria entre a Universidade de Coimbra e a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional visa o desenvolvimento de iniciativas de cooperação técnica e científica no domínio da gestão e avaliação ambiental, da preservação da biodiversidade e do ordenamento do território, da gestão da energia e dos recursos naturais e da economia circular. No âmbito do protocolo estão igualmente incluídas a implementação de instrumentos de gestão ambiental, em infraestruturas afetas à Defesa Nacional, e a colaboração em alguns domínios do ensino e da formação, através da realização conjunta de cursos, conferências ou seminários.