Universidade de Coimbra integra Programa Microsoft Learn for Institutions

Abr 6, 2021

Memorando de Entendimento entre Microsoft e a Universidade prevê a aceleração de competências digitais

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

keyboard-469548_1920
Fotografia: © DR

A Universidade de Coimbra é uma das primeiras instituições universitárias em Portugal a aderir ao Programa “Microsoft Learn for Institutions”. Potenciar e acelerar o desenvolvimento de competências digitais em diversas áreas são os grandes objetivos da colaboração que se materializa num Memorando de Entendimento e que prevê um conjunto de iniciativas dirigidas aos docentes e alunos da Instituição, tirando o máximo partido das ferramentas tecnológicas da Microsoft.

A adesão ao Programa “Microsoft Learn for Institutions” vai permitir o acesso a algumas das certificações Microsoft mais reconhecidas pelo mercado de trabalho, traduzindo-se por isso num ativo valioso para o enriquecimento dos currículos de docentes e alunos e para a sua maior valorização e reconhecimento profissional. Adicionalmente, permitirá o acesso a um vasto conjunto de ferramentas tecnológicas, procurando orientar e fomentar novas formas de ensinar e aprender, mas sobretudo, preparando cada vez mais as instituições e os seus formandos para os exigentes desafios de uma sociedade cada vez mais tecnológica e modernizada.

Neste âmbito, as instituições de ensino aderentes ao Programa e os seus participantes, poderão aceder a programas formativos online, com conteúdos e módulos personalizados disponibilizados pela Microsoft. No âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre a Microsoft e a Universidade de Coimbra, esta última disponibilizará, especificamente, cursos formativos especialmente direcionados para Microsoft Azure, a plataforma de Cloud Computing da Microsoft. Adicionalmente, no final do ano letivo de 2020/21, os alunos da Universidade de Coimbra terão ainda acesso a um projeto piloto na área da Inteligência artificial (IA).

Todos os alunos da Universidade de Coimbra, independentemente da sua área de formação, poderão inscrever-se e aceder aos cursos e certificações previstos na colaboração entre a Microsoft e a instituição de ensino superior.

Para Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra “é muito gratificante que a Microsoft tenha escolhido a Universidade de Coimbra (UC) para se juntar ao grupo de universidades, que disponibilizam, a nível nacional, o Programa “Microsoft Learn for Institutions”. Sendo uma das instituições mais antigas da Europa, é também a prova de que a UC possui um reconhecimento cada vez maior no âmbito da inovação tecnológica e da sua respetiva aplicabilidade nos mais variados domínios. Estamos absolutamente convictos de que os recursos de formação disponibilizados pela Microsoft aos nossos docentes e alunos contribuirão, de forma decisiva, para uma melhor preparação para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, global e digital e para a aquisição de competências fundamentais para o presente e para o futuro”.

“Neste âmbito, os alunos receberão uma certificação Microsoft pela conclusão bem sucedida de cada um dos quatro módulos disponibilizados – AZ-900 MS Azure Fundamentals; DP-900 MS Azure Data Fundamentals; AI-900 MS Azure AI Fundamentals; PL-900 MS Azure Power Platform Fundamentals – e poderão ainda aceder de forma contínua a módulos de treino, com o apoio da Microsoft, que em muito contribuirão para os colocar num patamar de diferenciação, qualidade e valorização profissional, potenciando o seu acesso ao mercado de trabalho”, refere ainda Cristina Albuquerque.

Para Sandra Martinho, Diretora da Área de Educação e Filantropia da Microsoft Portugal: “A quarta revolução industrial está a impulsionar mudanças aceleradas na sociedade, na forma como nos relacionamos e colaboramos, mas sobretudo nos modelos de trabalho. A pandemia mostrou-nos isso mesmo. Vivemos numa era com avanços tecnológicos sem precedentes, pautados pela ascensão da computação em cloud, pelo aumento da mobilidade profissional, o que por si só acarreta novos desafios, cenários e expectativas mais exigentes do mercado laboral. É, por isso, fundamental que os sistemas e instituições educacionais acompanhem esta evolução e preparem os seus alunos e professores para esta transformação digital global.”

“A Microsoft e a Universidade de Coimbra partilham a visão e importância de capacitar os alunos, garantindo que têm hoje acesso às ferramentas necessárias para impulsionar a inovação, para trazer ainda mais valor à sociedade e ao mercado de trabalho, numa altura tão crucial como esta que é a base das suas futuras carreiras. É, por isso, com enorme apreço que estabelecemos este Memorando de Entendimento com uma das mais prestigiadas e históricas instituições universitárias”, afirma ainda a responsável da Microsoft.

O programa “Microsoft Learn for Institutions” está já a ser integrado por várias instituições universitárias em Portugal, tendo sido o primeiro Memorando de Entendimento estabelecido com a Universidade de Coimbra.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »