Universidade de Coimbra integra projeto que visa a valorização da fileira da floresta da região centro

17 fevereiro, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra é um dos co-promotores do F4F – Forest For Future, um projeto regional que visa a valorização da fileira florestal da região centro e que tem por objetivo a demonstração e a transferência de tecnologias e soluções que permitam melhorar o valor acrescentado no setor florestal da região, com particular ênfase na cadeia do pinho.

O projeto abrange as várias fases da cadeia, desde as plantas até aos produtos finais, baseando-se em quatro pilares fundamentais: “Plantas e Viveiros”, “Gestão Florestal”, “Indústria” e “Floresta multiusos”.

O consórcio, cujo promotor líder é o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, é composto por entidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (universidades, politécnicos, laboratórios do estado e unidades de investigação) em cooperação com agentes de interface (associações, centros tecnológicos, autoridades públicas, empresas e representantes da sociedade).

Do projeto vão resultar contributos no âmbito das Soluções Industriais Sustentáveis e Valorização de Recursos Endógenos Naturais, assim como benefícios relevantes no âmbito da Inovação Territorial, relacionados com a problemática dos territórios de baixa densidade, onde os espaços florestais têm uma predominância significativa. O F4F – Forest For Future vai ajudar a mitigar lacunas no âmbito da gestão florestal e floresta multifuncional e assume-se como um agente decisivo que vai agregar e articular os objetivos dos parceiros envolvidos.

Com financiamento de 3,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), o projeto prevê, até julho de 2023, a execução de 23 atividades que propõem a realização de ações de divulgação. Tais ações visam a seleção e multiplicação de plantas, avaliação e melhoria da qualidade, produção em massa, mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistema florestais, avaliação do potencial produtivo dos espaços florestais, controlo de plantas invasoras, qualificação, certificação e promoção de produtos, valorização de espécies autóctones, produtos endógenos e a valorização de material vegetal para Farmacêutica/Cosmética. De entre as 23 tarefas do F4F – Forest For Future estão também contempladas ações de valorização das fileiras do medronheiro, da pinha, do pinhão e da resina da Região Centro.

F4F – Forest For Future