Universidade de Coimbra participa nas comemorações do Dia Internacional do Microrganismo

16 setembro, 2020≈ 3 mins de leitura

A inauguração da exposição “Microrganismos de estimação” (no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra) e a presença numa maratona online de 24 horas de divulgação de conteúdos sobre microbiologia marcam a participação da Universidade de Coimbra (UC) nas comemorações do Dia Internacional do Microrganismo, que se celebra esta quinta-feira, dia 17.

Na exposição promovida pelo Exploratório, com co-organização de docentes e investigadores das Faculdades de Ciências e Tecnologia, Medicina e Farmácia da UC, será possível conhecer diversas espécies de microrganismos vivos, que estarão em exibição em caixas de Petri, acompanhados de pequenos vídeos onde os cientistas explicam a relação pessoal que têm com cada um e porque os consideram os seus microrganismos de estimação. A mostra “Microrganismos de estimação” inaugura esta quinta-feira, às 7h00 (com transmissão através dos canais digitais do Dia Internacional do Microrganismo e da Federação de Sociedades Europeias de Microbiologia), e tem entrada livre (durante o horário normal de funcionamento do Exploratório, das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h30).

Entre as 7h00 e as 7h20 os responsáveis pela iniciativa na UC (Grupo de Microbiologia Ambiental) e no Exploratório vão participar também na maratona online de 24 horas de divulgação de conteúdos sobre microbiologia (vídeos, palestras e discussões em direto) que será promovida ao longo de todo o dia de quinta-feira pela Federação de Sociedades Europeias de Microbiologia (FEMS) e pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM). As atividades online podem ser acompanhadas através do website e das páginas de TwitterFacebook e Youtube do Dia Internacional do Microrganismo (www.internationalmicroorganismday.org), bem como através dos mesmos canais da FEMS.

Rui Marques Simões