Universidade de Coimbra reforça comunicação interna

22 abril, 2021≈ 4 mins de leitura

Em tempos de distanciamento a Universidade de Coimbra (UC) reforça os seus canais de comunicação interna com o propósito de aproximar pessoas e encurtar distâncias entre a comunidade UC.  Assim, a UC está a apostar num reforço da comunicação interna da instituição, através do lançamento de uma nova plataforma, da ativação do Grupo de Comunicação da UC e da renovação da newsletter semanal.

Assim, no dia 22 de abril é oficialmente lançada a plataforma  – A Nossa UC (uc.pt/anossauc) – que, enquanto canal de comunicação interna da Universidade de Coimbra, foi construída com a missão de ser um ponto de encontro online para a Comunidade UC. Este encontro irá fazer-se através da partilha de histórias tanto das pessoas, como dos projetos que integram a Universidade de Coimbra, e para o qual todos podem contribuir com ideias e conteúdos. Como fator distintivo, destaca-se a aposta numa linha de conversa mais próxima, onde a história de cada membro da Comunidade UC é determinante para conhecer todos os recantos e vivências da universidade.

Para o arranque do projeto foram desenhadas quatro rubricas: “A Nossa UC”, de periodicidade mensal, tem como propósito dar a conhecer os Serviços, os projetos, as iniciativas, as Faculdades e outras atividades que fazem parte do universo UC; “Como se desenha uma investigação”, destinada a conversas com estudantes de mestrado e doutoramento da UC, com partilha de projetos de investigação e conselhos para superar os desafios de produzir uma dissertação ou tese; “Caminhos na UC”, destinada a conhecer o percurso de docentes, investigadores, colaboradores e estudantes da UC; e “O Quotidiano na UC”, composta por perguntas e respostas que servirão para esclarecer dúvidas sobre iniciativas e atividades que demarcam o quotidiano de docentes, investigadores, colaboradores e estudantes.

De realçar que toda a Comunidade UC é convidada a participar na construção do projeto “A Nossa UC”, através da partilha de sugestões na própria plataforma.

No mesmo dia, a newsletter da Universidade de Coimbra – intitulada UC Global – também está de volta. Com uma imagem renovada e com a inserção de novas rubricas – “UC mais verde” (consciencialização ambiental) e “Centro do Conhecimento” (mostra de objetos do valioso espólio da UC) – a newsletter volta a partilhar as novidades do Universo UC. A UC Global, que conta com uma periodicidade semanal e sempre à quinta-feira, pode ser subscrita através da página uc.pt/ucglobal.

Ainda no âmbito da aposta na comunicação interna, será reativado o Grupo de Comunicação da UC , elemento essencial na ponte entre as várias estruturas e unidades orgânicas da UC e que tem como objetivo promover a partilha de projetos e eventos para construir um planeamento global do universo UC, alinhar diferentes planos de comunicação, harmonizar informação e layout de páginas web e redes sociais, planear formação nas áreas de edição de conteúdos – fotografia e edição fotográfica, redes sociais, elaboração de notas de imprensa- entre outros.

Milene Santos