O ensino, a investigação e inovação, a internacionalização ou os desafios societais foram os temas de pilar de missão da primeira sessão de reflexão O Futuro da UC nas Nossas Mãos. Cerca de 100 docentes reuniram-se no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e em vários grupos de trabalho para debater e apresentar ideias para o futuro da Universidade.
De acordo com o Reitor da UC, Amílcar Falcão, “estamos aqui para construir e para construir em conjunto”. O responsável afirmou que as sessões são um “exercício que é de todos” visto que “a academia tem de se mover como um só corpo” com o objetivo comum. Também a Pró-Reitora responsável pelo Planeamento, Patrícia Pereira da Silva, adiantou que a reunião é “um momento raro e único na UC, em que é dado espaço a todas as partes” para se envolverem no desenvolvimento da estratégia futura da estrutura.
Das 145 ideias geradas nos vários grupos, os participantes tiveram oportunidade de votar quais as consideradas mais pertinentes, até um total de dez ideias mais votadas no total por todos, a ser incluídas no Plano Estratégico da UC. Os contributos recolhidos vão agora “enriquecer as linhas orientadoras da estratégia da UC nos pilares de missão, determinar ações para concretizar essas linhas orientadoras e permitir as melhores opções na utilização de recursos da UC”, refere ainda a Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento.
Para saber mais sobre as iniciativas e plano de ação O Futuro da UC nas Nossas Mãos, veja https://www.uc.pt/planeamento
Pode assistir à sessão de abertura dos trabalhos da sessão de reflexão com docentes e investigadores aqui.
Veja algumas fotos aqui:
Marta Costa e Karine Paniza
Redes Sociais
« “Máquina de Ouver” da FCTUC distinguida na Rússia Ação simbólica de plantação de árvores no Jardim Botânico da UC promovida pela Embaixada da Índia »



