Laboratório UpCells inaugurado com presença de Manuel Heitor

Unidade é pioneira na terapia celular e junta investigadores da UC e da farmacêutica Tecnimede.

26 setembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Uma universidade deve “conseguir ter um impacto positivo na sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. O reitor da Universidade de Coimbra (UC) considera que as universidades têm “a missão de transferir o conhecimento para a sociedade” mas “não o podem fazer sozinhas”. Para João Gabriel Silva, “as empresas e as empresas farmacêuticas como a Tecnimede têm um papel essencial”.

Com a UpCells – Unidade Piloto de Produção para Terapia Celular, a UC e a Tecnimede apresentam agora uma “unidade inédita, resultado de quatro anos de trabalho intenso entre a UC e uma empresa”, referiu o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante a inauguração do novo espaço. “Devemos estar orgulhosos de, em Coimbra, termos uma unidade ao melhor do que se faz ao nível europeu” enalteceu Manuel Heitor. O responsável admitiu ainda que a UC está “a apostar no futuro”.

O UpCells é um “laboratório de terapia celular para desenvolvimento, manipulação e produção, a uma escala piloto, de produtos celulares”, revela João Serra. De acordo com presidente da Associação UC Tecnimede, o projeto que está atualmente a ser desenvolvido na unidade é “uma vacina de células dendríticas direcionada para células estaminais cancerígenas, em particular para o tratamento de carcinomas do pâncreas e do pulmão”. Os investigadores estão otimistas e com o projeto em curso espera-se que “entre 24 e 36 meses “ esteja pronta “uma vacina com potencial para ser integrada num programa de ensaios clínicos”.

Saiba mais sobre o UpCells aqui.

 

Marta Costa
Partilhe