Portas abertas nos 113 anos da FLUC

Oficinas, performances e exposições. Cerca de 30 atividades preencheram o programa do Dia Aberto da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que assinala o 113.º aniversário da FLUC.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
19 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) completou 113 anos. Para celebrar a efeméride, a Faculdade abriu as portas para toda a comunidade. “É a terceira edição do dia aberto, uma iniciativa que implementámos a partir de 2022”, refere o Diretor da FLUC, Albano Figueiredo. Para o diretor é importante comemorar e continuar “crescendo sempre na qualidade da organização” e a fazê-lo “com orgulho”.

O responsável destacou o crescimento contínuo do evento, com a presença de mais visitantes nesta edição e enfatizou o objetivo de apresentar as atividades regulares da FLUC, assim como outras iniciativas, entre oficinas, aulas abertas, performances ou exposições.

“Naturalmente, enquanto Faculdade de Letras integrada na nossa Universidade de Coimbra (UC), os desafios são múltiplos”, destaca Albano Figueiredo.

Entre os desafios o diretor sublinhou três aspetos. O primeiro é a reforma da oferta formativa dos mestrados e doutoramentos, visando torná-los “mais atuais e atrativos” e acentuando o caráter interdisciplinar, oferecendo aos estudantes uma escolha mais ampla de disciplinas.

O segundo desafio é apostar no rejuvenescimento do corpo docente e técnico. "Continuar a explorar a possibilidade de promoções internas para a categoria de professor associado e lançar concursos para o recrutamento de novos professores catedráticos" e "estamos no bom caminho", acrescentou o diretor.

Por fim, Albano Figueiredo ressaltou a importância de investir na internacionalização, inovação e investigação, juntamente com a preservação e desenvolvimento do património material da Faculdade.

O dia da Faculdade de Letras teve lugar a 19 de abril com cerca de 30 atividades que preencheram o programa do Dia Aberto.

Saiba mais sobre o Dia Aberto da Faculdade de Letras da UC aqui.