Conferência inaugural do Programa Coimbra Global Lectures decorre amanhã na FLUC

A sessão tem lugar a 5 de abril, às 11h00, no Anfiteatro III (piso de entrada da FLUC).

04 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) recebe a conferência inaugural do Programa Coimbra Global Lectures, a qual será proferida pelo escritor e diplomata, Vassilis Papadopoulos. A sessão, como tema "Facing the gathering storm in our era", tem lugar amanhã, 5 de abril, às 11h00, no Anfiteatro III (piso de entrada da FLUC).

Papadopoulos é, atualmente, Embaixador da Grécia em Portugal e iniciou a sua carreira diplomática em 1985. Ao longo deste período ocupou significativas posições nas relações com a União Europeia e Nações Unidas, e em Kyiv e Bucareste como Embaixador do seu país, para além de funções nos consulados gregos em São Francisco e em Bangkok. Em 2020 foi nomeado Chefe de Gabinete da Presidente da República da Grécia, Katerina Sakellaropoulou.

A par da sua intensa atividade diplomática, Vassilis Papadopoulos é um autor de ficção e ensaios que o revelam como um atento cidadão do mundo. O seu livro In the Far East, Impressions of a Diplomat, publicado em grego em 2002 e em inglês em 2020, pela editora Dartfrog Books, reflete sobre a mentalidade e estilos de vida em países asiáticos como Tailândia, Myanmar, Camboja, Laos, Indonésia, China e Nepal, lugares onde o autor trabalhou ou por onde viajou, comparando-os com a vida na Europa e na Grécia, em particular.

Depois de, em 2008, ter publicado o romance Olya. Two Winters and a Spring pela Periplus Editions, duas novas obras são lançadas em 2019: Language as a vehicle of culture. The impact of the Greek language (Periplus Editions) e Diplomacy and Poetry, the Case of George Seferis (Icarus Publications). A visão universalista da vida do primeiro convidado para o Programa Coimbra Global Lectures exprime-se também na diversidade de línguas que fala para além do grego - inglês, francês, espanhol e russo - e, ainda, em múltiplas conferências proferidas em Universidades e em círculos diplomáticos sobre política e relações internacionais, cultura e linguagem.

O Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos procura, a partir de Coimbra, assumir o papel de interlocutor no diálogo Norte-Sul e Sul-Norte, operando a triangulação Europa-EUA-América Latina nas áreas do saber dos Estudos Clássicos e Humanísticos. Esta é a razão de ser do Programa Coimbra Global Lectures.

A conferência vai estar disponível online na página Youtube do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, aqui.