Iniciativa Semana Aberta dá a conhecer a Universidade de Coimbra

A segunda edição da Semana Aberta da UC, para além de ser direcionada a estudantes do Ensino Secundário (do 10.º ao 12.º ano), também se destina a estudantes do 3.º ciclo (do 7.º ao 9.º ano).

KP
Karine Paniza
Marta Costa
02 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Uma experiência “multidimensional”. Foi assim que a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade da Universidade de Coimbra (UC), Cristina Albuquerque, descreveu a 2.ª edição da Semana Aberta da UC. As portas da mostra estão abertas para qualquer pessoa que queira saber mais sobre a Universidade de Coimbra até 4 de maio no Pavilhão 1 do Estádio Universitário.

“Estudar em Coimbra é muito mais do que a aprendizagem científica e técnica inerente às diversas áreas que possuímos”, é “também compreender que a Universidade, como experiência, é cultura, desporto e intervenção cívica”, explica. A Vice-Reitora assegura que a UC oferece uma “formação holística”, que prepara os estudantes “para a vida”.

Faculdades, Departamentos e Serviços da Universidade estão disponíveis durante três dias para esclarecer as dúvidas dos visitantes. É também possível assistir a sessões de esclarecimento sobre as Faculdades da UC, o acesso ao Ensino Superior, os Apoios Sociais existentes e a Associação Académica de Coimbra.

Durante a abertura do evento, Cristina Albuquerque realçou a importância de proporcionar uma visão abrangente aos futuros estudantes: "É, de facto, algo de muito importante estarmos todos, a uma só voz”, com ênfase no que a “Universidade tem para oferecer."

Para o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Renato Daniel, a importância deste tipo de eventos, que une juventude e experiência, “é a prova clara de que quando a Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Coimbra se unem algo mágico acontece”.

De acordo com Renato Daniel, "a Semana Aberta é a prova clara de que quando estas instituições se juntam, boas iniciativas podem acontecer”.

"Escolher a Universidade de Coimbra é escolher uma instituição de referência que proporciona uma experiência académica inesquecível", conclui.

A segunda edição da Semana Aberta da UC (a primeira realizou-se em 2023), para além de ser direcionada para os estudantes do Ensino Secundário (do 10.º ao 12.º ano), também se destina aos estudantes do 3.º ciclo (do 7.º ao 9.º ano).

Mais informações aqui.