Departamento de Engenharia Civil da UC recebe congresso Luso-Brasileiro dedicado ao planeamento urbano

27 setembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© João Armando Ribeiro

O Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra recebe, de 24 a 26 de outubro, o PLURIS – 8.º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável.

“Cidades e Territórios – Desenvolvimento, atratividade e novos desafios” é o mote do congresso que vai contar, entre outras, com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes, que vai abordar o tema “Os Desafios da Descarbonização: O Caso dos Transportes”.

O evento é aberto a diversos perfis de participantes: investigadores, estudantes e profissionais ligados aos temas abordados”. Segundo a organização, a edição em 2018 “pretende reforçar e enriquecer os contatos estabelecidos nas edições anteriores e integrar novos participantes cujos trabalhos académicos e profissionais se enquadrem nos referidos temas”.

Temas relacionados com acessibilidade e mobilidade urbanas, ambiente do espaço construído, autómatos celulares, clima e planeamento urbanos, ecologia urbana, planeamento auxiliado por computador, sistemas de informação geográfica aplicados à gestão do território, turismo e espaço urbano, entre ouros, vão estar em destaque.

O anterior congresso PLURIS teve lugar em 2016 em Maceió, no Brasil. As entidades promotoras da iniciativa são a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade do Minho e o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O PLURIS representa a continuidade da parceria entre investigadores do Brasil e de Portugal e acontece desde 2005. É uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, que reune profissionais que atuam nos temas: Ambiente e Energia, Cidades Inovadoras e Inteligentes, Mobilidade e Transportes e Planeamento Regional e Urbano.

Toda a informação sobre o Congresso aqui.

Milene Santos