Equipa do MBA para Executivos da FEUC vence a Best-Strategy Invitational do Business Strategy Game

20 dezembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Os estudantes Mário Antunes, Luís Carreiras, Diogo Marques e Marco Ferreira compõem a equipa do MBA para Executivos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) que este ano ficou em primeiro lugar na prova internacional, na sua indústria, Best-Strategy Invitational do Business Strategy Game.

O Business Strategy Game é a simulação base usada na unidade curricular Simulação de Gestão Estratégica do MBA para Executivos da FEUC. Trata-se de uma simulação online onde os participantes são divididos em equipas e têm como missão gerir uma empresa de calçado desportivo. Cada empresa compete num mercado global, dividido em quatro regiões, nomeadamente, Europa-África, América do Norte, Ásia-Pacífico e América Latina. O objetivo é seguir de perto a realidade desta indústria (inspirada em empresas como a Nike, Adidas, entre outras).

Os gestores de cada empresa, ou seja, os membros de cada equipa, tomam diversas decisões quanto a operações, distribuição, recursos humanos, marketing, e finanças, o que permite pôr em prática muitas das matérias lecionadas no programa de MBA. O objetivo final é executar uma estratégica competitiva que resulte numa boa imagem de marca, coloque a empresa como líder global, e conduza a um bom desempenho financeiro.

Esta simulação é utilizada em várias Universidades e Escolas de Negócios em todo o mundo e tem todos os anos milhares de participantes. No final de cada ano as melhores equipas são convidadas a participar numa competição entre elas.

De acordo com a FEUC, o resultado alcançado pela equipa da UC “valida o mérito do curso de MBA para Executivos e dos estudantes do curso e também mostra que Portugal tem talento para competir a nível global”.

Milene Santos