A Universidade de Coimbra – que durante o ano de 2018 assume a presidência da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AiCEi) – organiza, entre dia 10 e 12 de outubro, o XIII Congresso Internacional da AiCEi. Esta edição tem como tema subjacente “Iluminismo – Ensino e Conhecimento”.

Do programa fazem parte comunicações apresentadas pelos membros da AiCEi, seguidas de sessões de trabalho com participação de especialistas no período do Iluminismo. Entre os oradores convidados encontram-se Paola Nicolosi da Universidade de Pádua (Itália) e Britt-Inger Johansson da Universidade de Uppsala (Suécia). A personalidade de Domingos Vandelli (1735-1816) serve de elo entre as três universidades (Coimbra, Pádua e Uppsala), todas pertencentes ao Coimbra Group: a convite do Marquês de Pombal, após a Reforma Pombalina, Vandelli veio de Pádua para Coimbra, de onde se correspondeu com Lineu (1707-1778), de Uppsala.

O XIII Congresso Internacional da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo terá ainda comunicações dos especialistas Miguel Figueira de Faria, Ana Cristina Araújo, Ana Maria Costa, Inês Amorim, Carlos Moura Martins e Matilde de Sousa Franco. Estas comunicações terão lugar no Museu da ciência da Universidade de Coimbra. Durante o encontro, também será apresentado o projecto POMBALIA, que visa publicar a obra completa de Marquês de Pombal, e será inaugurada a exposição “Desenhos para a Boa Ordem da Universidade”, no Museu Nacional Machado de Castro. Do agenda do evento fazem parte igualmente visitas guiadas ao Museu da Ciência e à estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

O programa completo está disponível aqui.

 

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »