Já está disponível a segunda chamada de projetos de “Turismo Criativo”

13 setembro, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A segunda chamada de projetos de “Turismo Criativo” no âmbito do CREATOUR (Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais) já está disponível.

As candidaturas destinam-se a todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionem desenvolver e implementar iniciativas ou projetos de turismo criativo e que pretendam colaborar com investigadores da área.

O concurso vai selecionar vinte propostas – cinco por cada uma das quatro regiões abrangidas – que darão origem a outras tantas iniciativas-piloto na área do turismo criativo, com a colaboração do projeto CREATOUR. As ideias-piloto vão depois participar em laboratórios de ideias / “IdeaLabs”, eventos regionais e nacionais, onde deverão ser apresentadas e discutidas.

Vão ser privilegiados os projetos que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos, complementando e fortalecendo a rede e os projetos-piloto existentes (selecionados na primeira chamada de projetos de “Turismo Criativo”).

Cada projeto selecionado será desenvolvido com mais detalhe durante um IdeaLab regional, apresentado num IdeaLab nacional e implementado durante o verão de 2018.

Coordenado pelo CES, o projeto CREATOUR tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O CREATOUR é um projeto nacional de três anos (2016-2019), cujo objetivo é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em Portugal, combinando uma investigação multidisciplinar com o desenvolvimento de uma rede de projetos-piloto de turismo criativo.

O projeto CREATOUR promove atividades de turismo criativo interativas e à escala humana, construídas com base em tradições culturais locais, aptidões, conhecimentos e práticas artísticas emergentes, ambicionando contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais em todo o país.

As candidaturas devem ser submetidas até 31 de outubro de 2017, através do formulário online disponibilizado em http://inqueritos.ces.uc.pt/index.php/131646.

Mais informações sobre o CREATOUR aqui.

Mais informações sobre os 20 projetos-piloto selecionados na primeira chamada de projetos de “Turismo Criativo” aqui.

Publicado por: Milene Santos