“Melhor Ciência: da Ética à Propriedade Industrial” em debate na FCTUC

31 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Melhor Ciência: da Ética à Propriedade Industrial” é o tema que vai estar em análise, no próximo dia 6 de junho, no Anfiteatro Nobre do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Coimbra (FCTUC).

A iniciativa, que tem início às 9 horas, pretende fornecer aos alunos e investigadores da Universidade de Coimbra algumas ferramentas e noções elementares em tópicos tão relevantes como ética em investigação científica, escrita científica, publicação em regimes de Open-Access, bibliometria e propriedade industrial.

Durante a manhã vão ser abordadas as temáticas “A vertente ética na atual investigação científica” e “Escrita científica: da folha em branco ao texto final”. À tarde, a partir das 14 horas, vão ser proferidas as palestras “UC Open Science: uma estratégia global para a Ciência Aberta”, “Potencialidades das ferramentas bibliométricas [Web of Science/Scopus] na tomada de decisões informadas que potenciam o impacto de uma carreira académica/indústria” e “Patentear e publicar ou publicar e patentear?”.

O evento é organizado conjuntamente pelo Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), no âmbito das comemorações do seu 25º aniversário, Departamento de Engenharia Química da FCTUC, Associação para o desenvolvimento da Engenharia Química (PRODEQ) e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III-UC).

A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória, até 4 de junho, aqui.

Palestras - Programa

FCTUC (Cristina Pinto)