Universidade de Coimbra dinamiza seminário do Laboratório de Produção Avançada e Sistemas Inteligentes

A iniciativa decorre a 24 de abril, entre as 10 e as 15h00.

SF
Sara Machado - FCTUC
23 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

O Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) promove amanhã, dia 24 de abril, no Departamento de Engenharia Mecânica, um seminário dedicado ao tema “Novos materiais e componentes”. A iniciativa decorre no âmbito da linha temática 1 do Laboratório Associado de Produção Avançada e Sistemas Inteligentes (ARISE).

Este seminário, que decorre entre as 10 e as 15h00, conta com a intervenção do professor Bruno Trindade, coordenador da linha temática I, bem como dos oradores das diversas unidades de investigação que integram o ARISE. No final, será realizada uma visita aos diversos laboratórios ligados ao CEMMPRE.

Este laboratório associado é o resultado de um consórcio entre o CEMMPRE, o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da FCTUC, o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), uma unidade de I&D partilhada entre as universidades do Minho e de Coimbra, o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Instituto Politécnico de Leiria. Atualmente, é liderado pelo Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Fazem parte do ARISE mais de duas centenas e meia de investigadores de áreas como Sistemas Avançados de Produção, Construção, Robótica, Materiais, Energia, Gestão e Tecnologias de Informação, num ambiente interdisciplinar que reúne Biociências, Engenharia Civil, Eletrotécnica e de Computadores, Mecânica e Química, entre outras, criando assim, um contexto sinérgico e uma posição única para contribuir para a transição digital.

Os objetivos deste laboratório estão perfeitamente enquadrados com o plano estratégico da Universidade de Coimbra e com a missão do CEMMPRE, que é contribuir para o avanço do conhecimento e das capacidades científicas e técnicas, através da colaboração interdisciplinar de modo a produzir descobertas e inovações que contribuam para um mundo mais sustentável.