Novo Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra toma posse a 20 de fevereiro

19 fevereiro, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

Eleito em Assembleia de Faculdade no passado dia 14 de fevereiro, Álvaro Garrido, Professor Catedrático da Faculdade de Economia, toma posse do cargo de diretor desta Faculdade para o biénio 2020/2022.

Álvaro Garrido (n. 1968) é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) onde ensina desde 1995 e onde tem desempenhado vários cargos nos órgãos e serviços.

Investigador integrado do CEIS20, é licenciado e mestre pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2003 doutorou-se em História Económica na FEUC e fez a agregação na mesma Faculdade em 2014.

Historiador de formação, tem dedicado a sua vida académica ao estudo da história económica e social portuguesa e europeia. Tem uma vasta obra publicada sobre temas de história da economia e das instituições com contributos internacionais relevantes na história marítima contemporânea, na história dos corporativismos e da economia social. As suas publicações encontram-se reunidas em livros, artigos científicos e capítulos de livros e textos de catálogos. Participou em diversos projectos de investigação e é membro de várias sociedades científicas e redes internacionais de pesquisa. É autor de documentários para televisão e de diversos projectos de comunicação de ciência e cultura para públicos amplos. Entre 2003 e 2009, foi Director do Museu Marítimo de Ílhavo.

Publicou doze livros individuais e onze em co-autoria. Os seus trabalhos e dissertações académicas foram distinguidos com vários prémios de investigação.

Neste momento prepara dois livros: Too Valuable to be Lost: Overfishing in the North Atlantic since 1880 (De Gruyter, Berlim, em co-edição com David Starkey); Il Portogallo di Salazar. Politica, Società, Economia (Bologna University Press, em co-autoria com Fernando Rosas).

FEUC