Programas Inov C e Acertar o Rumo distinguidos

16 julho, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Programa Estratégico Inov C, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), venceu a fase Nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015 (European Enterprise Promotion Awards), na categoria “Promoção do Espírito de Empreendedorismo”.

Sob a responsabilidade do IAPMEI, a cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 15 de julho, em Lisboa, com a presença da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Maria de Aires Soares.

Foi também premiado o Acertar o Rumo, um programa de requalificação profissional promovido pela Universidade de Coimbra e pela iTGROW, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional, obtendo o 2º Prémio Nacional na categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”.

São elegíveis para os Prémios Europeus de Inovação Empresarial, organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais da União Europeia, bem como de outros países associados (como a Islândia, Noruega, Sérvia e Turquia).

Inov C
O Inov C ou Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal é um programa estratégico de cinco anos (iniciado em janeiro de 2010), que transformou a Região de Coimbra-Leiria (estendendo-se até Cantanhede e Óbidos) numa referência internacional de criação de Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo nas áreas das Ciências da Vida, Energia, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Eletrónica e Indústrias Criativas, por forma a consolidar a posição da Região Centro como a segunda Região de Portugal mais inovadora e a posicioná-la no ranking das 100 regiões mais inovadoras da Europa em 2017 de acordo com o Regional Innovation Scoreboard.

Este programa, liderado pela Universidade de Coimbra e constituído por mais nove parceiros nucleares e mais de 600 parceiros complementares, criou oito projetos de infraestruturas de desenvolvimento e acolhimento empresarial e três projetos imateriais de dinamização de recursos, num total de investimentos que ultrapassaram os 54 milhões de Euros.

São parceiros nucleares do Inov C: a Universidade de Coimbra; o Instituto Pedro Nunes; a IPN Incubadora; o Instituto Politécnico de Coimbra; o Coimbra Inovação Parque; o BIOCANT PARK; o Instituto Politécnico de Leiria; a Incubadora D. Dinis; o Parque Tecnológico de Óbidos e o IteCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção.
Mais informações sobre o Inov C em: www.inovc.pt

Acertar o Rumo
O Acertar o Rumo é uma iniciativa de formação profissional técnica de informática que tem como objetivo reconverter diplomados de áreas de baixa empregabilidade em técnicos de programação. Assentando em três eixos determinantes (seleção criteriosa, formação intensiva e estágio profissional), o Acertar o Rumo é constituído por duas fases:
• Fase Formativa na Universidade de Coimbra – Curso de programação em Java de 10 meses;
• Fase de Estágio nas empresas aderentes – 12 meses de formação on-the-job.
Mais informação sobre o programa disponível aqui.

entrega_prémio_IAPMEI

Entrega do Prémio IAPMEI