Semana Internacional do Cérebro em Coimbra

«As Aventuras do Cérebro» é o tema escolhido pelo CNC que, durante todo o mês de março, oferece “Neuroaventuras nas Escolas” e “Neuroaventuras no Laboratório”.

09 março, 2018≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) vai participar na Semana Internacional do Cérebro que tem início na próxima segunda-feira, dia 12 de março, promovendo várias atividades gratuitas sobre as neurociências dirigidas a todas as faixas etárias.

«As Aventuras do Cérebro» é o tema que este ano guia as propostas do CNC que, durante todo o mês de março, oferece “Neuroaventuras nas Escolas” – os cientistas levam as neurociências às escolas interessadas – e “Neuroaventuras no Laboratório”, uma oportunidade para visitar os lugares onde se produz conhecimento sobre o cérebro.

A “Selfie Science” é outra das iniciativas promovidas pelo CNC. Trata-se de uma rubrica de vídeos a publicar na rede social Facebook, de 12 a 18 de março, onde os cientistas falam do seu trabalho mais recente.

Também no dia 12 de março é lançado o «Solidary Brain», um concurso solidário que «incentiva estudantes do ensino secundário a desenvolverem uma imagem alusiva ao cérebro, através de uma competição». O vencedor do concurso irá ter a oportunidade de realizar um estágio de verão nos laboratórios do CNC.

No dia 13 de março, às 15h, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra inaugura uma exposição de imagens científicas obtidas através de microscopia durante trabalhos de investigação a decorrer nos laboratórios do CNC e do IBILI, dia em que é também o anfitrião da assinatura do «Compromisso Social para o Cérebro», uma cerimónia simbólica que envolverá vários atores sociais.

Segue-se o sexto PubhD de Coimbra, no dia 15 de março, às 22 horas, no espaço «Aqui Base Tango». Cientistas de diferentes áreas vão conviver com os presentes e partilhar ciência entre bebidas.

A 16 de março, Dia Mundial do Sono, é publicada a Banda Desenhada (BD) “Viagens sem Insónia». Produzida pelo CNC, esta BD pretende sensibilizar a população para a importância do sono.

A sessão de encerramento oficial da Semana do Cérebro tem lugar no dia 18, pelas 16h30m, na Fnac, no Fórum Coimbra, com um evento público onde vai ser debatido o tema “Demência e Stress”. A iniciativa conta com a participação de Isabel Santana, neurologista, Mário Simões, psicólogo, José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal, e António Freire, presidente do Conselho Português do Cérebro. O debate é moderado pela neurocientista Ana Cristina Rego.

As inscrições para as visitas aos laboratórios do CNC e de marcação para as visitas de cientistas às escolas devem ser realizadas através do e-mail: scicomm@cnc.uc.pt.

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa mundial destinada a comunicar as neurociências junto de públicos diversos, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurociências, da Ciência Viva, Federação Europeia de Sociedades de Neurociências e da DANA Foundation.

O programa integral pode ser consultado: aqui

Cristina Pinto