Startup incubada no IPN vence prémio

CoolFarm foi distinguida como Startup do Ano 2017 no Ativar Portugal Startups.

29 maio, 2017≈ 2 mins de leitura

© DR

Cultivar plantas sem terra durante todo o ano, sem desperdícios e em segurança. A promessa é feita pela CoolFarm. A empresa está incubada no Instituto Pedro Nunes e a ideia inovadora valeu-lhe prémio Startup do Ano 2017.

A CoolFarm desenvolveu um sistema de “controlo para estufas” que se baseia na “agricultura em ambiente controlado”, explica o co-fundador da empresa, João Igor. O equipamento, que tem cerca de dez metros de altura por dois metros e meio de largura, funciona por “inteligência ambiental e machine learning”, continua o responsável. “Os operadores metem sementes dentro da máquina, que depois entrega as plantas para as pessoas venderem ou comerem”, é um sistema “chave na mão”. Tudo sem ser necessário terra para crescer as plantas: “só água e nutrientes” acrescenta João Igor. O objetivo da CoolFarm é fazer “crescer comida de qualidade dentro das cidades”.

Para além do “sistema de controlo inteligente das plantações agrícolas”, a CoolFarm desenvolveu ainda o sistema de estufa automática In/Store, “que utiliza 90 por cento menos água que a agricultura comum, e não necessita de pesticidas ou herbicidas”.

O galardão foi atribuído no Ativar Portugal Startups, em Lisboa, a 24 de maio. O evento, que vai já na terceira edição, reuniu mais de 100 empresas, investidores e parceiros na sede da Microsoft, organizadora da iniciativa.

 

Texto de: Karine Paniza e Marta Costa
Partilhe