Três dias de conversas entre a Academia de Platão e a Academia de Coimbra

09 abril, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Por volta de 387 a.c., Platão, reconhecido mestre da Filosofia, funda a primeira Academia em Atenas. Localizada nos jardins dos subúrbios da cidade, o grande objetivo da Academia de Platão era a transmissão de pensamentos filosóficos. É também aqui que surgem os primeiros estudos matemáticos e políticos.

Tal como a de Platão, também a Universidade de Coimbra (UC) foi uma das primeiras da Europa, situada de igual modo fora dos grandes centros do poder. A proximidade entre as academias é notória, visto que ambas foram das primeiras a ser construídas para a transmissão e procura do saber. No ano em que se comemoram os 725 anos da UC, surge a oportunidade de, através de conferências e debates, conhecer a semelhança entre as duas academias.

Para Maria do Céu Fialho, da organização, a pertinência do ciclo de conferências “Da Academia de Platão à Academia de Coimbra“, prende-se com o facto de ser “educativo olhar a partir de hoje para um longuíssimo percurso que começa no século IV a.C., que passa pela obra , pela inteligência e pela determinação de um rei visionário”. Para a docente do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da UC (FLUC), Dom Dinis teve “a visão e a clarividência de desenvolver o país, percebendo que o desenvolvimento passava pela cultura e pelo saber”.

Os oradores convidados para os três dias de conferências são oriundos de várias universidades para além da UC, nomeadamente das universidades do Porto, Cambridge, da Extremadura, São Paulo, Amsterdão, Cádiz e Chicago. O evento conta ainda com a presença do Presidente do Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins.

“Da Academia de Platão à Academia de Coimbra” realiza-se a 9, 10 e 11 de abril, no Instituto Universitário Justiça e Paz.

Mais informações aqui.

[sublimevideo settings=”youtube-id:X2IOA-r0rUQ” width=”600″ height=”338″]

Reportagem realizada por Liliana Ferreira e Rosana Vaz, estagiárias Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.