UC desafia novos estudantes a adotarem uma planta

02 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O programa UC.Plantas está de volta. No arranque do ano letivo 2020/21, a Universidade de Coimbra convida os novos estudantes a adotarem e cuidarem de uma planta do Jardim Botânico: após inscrição prévia, o kit de adoção pode ser pode ser levantado no Jardim, todas as quartas-feiras de outubro, entre as 16h00 e as 17h00.

A 4.ª edição da iniciativa de promoção da biodiversidade e sensibilização ambiental da UC e do Jardim Botânico é lançada em condições especiais, no cumprimento das orientações das autoridades de saúde, no contexto da pandemia de Covid-19. Estão agendadas quatro sessões de entrega das plantas aos estudantes, a 7, 14, 21 e 28 de outubro, tendo como ponto de encontro o quiosque junto ao portão norte (Arcos do Jardim). Os interessados devem inscrever-se previamente, através do endereço jardim.botanico@uc.pt, indicando nome, número de estudante, curso, data de nascimento, naturalidade/nacional e contactos (e-mail e telefone).

O kit de adoção inclui um saco, o guia que identifica a espécie e as precauções a adotar e um termo de responsabilidade. A planta adotada deve ser cuidada e devolvida ao Jardim Botânico em março de 2021, para ser replantação num espaço verde da região que necessite de ser reflorestado.

Durante o ano, o Jardim Botânico vai promover outras atividades sobre as temáticas da conservação, da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, que serão anunciadas oportunamente.

UC Plantas 2020

Rui Marques Simões

Veja aqui a ação de replantação no Palácio de São Marcos em 2019: Plantas adotadas pelos alunos da UC chegam à nova casa: a quinta do Palácio de São Marcos