O Instituto de Estudos Filosóficos (IEF), unidade de investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), organiza, de 10 a 12 de outubro, o primeiro congresso internacional “Roads to Care”, subordinado ao tema do cuidado.

O encontro tem como ponto de partida a fragilidade humana da sociedade atual patente em casos como as vítimas de violência doméstica, sem-abrigos, desempregados, doentes e idosos, bem como o crescente número de refugiados.

Segundo Joaquim Braga, secretário do IEF e membro da organização, a iniciativa pretende abordar “as temáticas do cuidado por vários especialistas nacionais e internacionais, dentro de um vasto espetro interdisciplinar”, com vista a “facultar novas formas de refletir sobre muitos dos problemas que assolam a nossa sociedade”.

Do programa científico constam mais de 40 comunicações, de especialistas nacionais e internacionais, que pretendem dar uma visão interdisciplinar ao assunto do cuidado, que abrange a reflexão filosófica ou médica. Entre os principais nomes encontram-se Virginia Held, da Universidade de Nova Iorque, Lazare Benaroyo, da Universidade de Lausanne na Suíça, e Jean- Philippe Pierron, da Universidade Jean Moulin Lyon 3.

O congresso “Roads to Care” representa a “criação de uma comunidade internacional de pensadores do cuidado, numa perspetiva histórica e crítica sobre o conceito”, aponta o orador principal Jean-Philipe Pierron.

O evento, gratuito, está aberto a toda a população, não sendo necessária inscrição (exceto se pretenderem obter um certificado).

O congresso internacional “Roads to Care” é organizado pelo Instituto de Estudos Filosóficos, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

cartaz

 

Instituto de Estudos Filosóficos – FLUC

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »