Via Sacra dos estudantes vai “abraçar” a prisão

03 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Trazer para o centro de discussão o que já está no centro da cidade: a realidade da prisão”. De acordo com o capelão da Universidade de Coimbra, Pe. Paulo Simões, este é o objetivo principal da Via Sacra dos estudantes. Uma iniciativa da Pastoral do Ensino Superior (PES) que se realiza a 4 de março, quarta-feira, pelas 21 horas.

O Pe. Paulo Simões recorda que a ideia surgiu da constatação que “a prisão é nossa vizinha e nós não conhecemos a sua realidade”. “É um muro que contornamos e o nosso olhar não está para além do muro”, afirma. Nesse sentido a PES convidou algumas pessoas para “ajudar a refletir”. O antigo ministro da Justiça – e antigo estudante da Universidade de Coimbra – Laborinho Lúcio, e o coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, o padre João Gonçalves, mas também João Semedo, que, como conta o capelão da UC “foi miúdo de rua, foi preso e hoje, depois de ter saído, recuperou”. O Pe. Paulo Simões acrescenta ainda que “uma vez em liberdade, quis ajudar outras crianças para que não fizessem o mesmo percurso que ele fez”. Hoje, João Semedo é “educador de jovens e transmissor de valores”, destaca. O exemplo pretende ser uma mostra de que “uma prisão deveria ser uma oportunidade de mudança de vida”, sublinha o capelão.

[sublimevideo settings=”youtube-id:G4vfj4HFTYo” width=”600″ height=”338″]

“A prisão pode não ser um cancro numa cidade, mas pode ser um laboratório de vida nova”. Por isso mesmo, para o final da Via Sacra está previsto um abraço à prisão, sob a forma de um cordão humano.

A Via Sacra realiza-se na quarta-feira, 4 de março, com o ponto de encontro, em frente à Penitenciária de Coimbra, marcado para as 21 horas. A iniciativa é destinada à comunidade académica e também à sociedade em geral.

[sublimevideo settings=”youtube-id:qn7j4G-7mX0″ width=”600″ height=”338″]