30 anos de FCDEFUC: “Crescemos e queremos continuar a crescer enquanto instituição”

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC assinalou o aniversário com uma sessão comemorativa dedicada a toda a comunidade académica.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
19 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) celebrou 30 anos com uma sessão de aniversário que quis refletir entre o “orgulho pelo passado da Faculdade e pelo contributo de todos os que por aqui passaram, docentes, funcionários e estudantes” e também de “confiança relativamente ao presente” da FCDEFUC. De acordo com o diretor, José Pedro Ferreira, o trabalho realizado “tem contribuído para um crescimento progressivo da faculdade nos diferentes domínios, na oferta formativa, na investigação e na abertura à comunidade, através de contributo e colaboração com diferentes instituições da sociedade civil”.

O responsável revelou durante a cerimónia que a Faculdade está a atravessar “um período muito importante” que vai “relançar a FCDEFUC para o futuro”. Com a renovação do corpo docente, “que culminará na substituição de 20 por cento dos atuais ativos em termos de docência e investigação”, José Pedro Ferreira garante que “este é o momento de atrair jovens docentes e investigadores de excelência para Coimbra que são uma mais-valia para o crescimento contínuo da Faculdade e asseguram o futuro nas próximas décadas”.

“Hoje somos aquilo que construímos, e a construção do futuro está nas nossas mãos, com a convicção de que podemos sempre fazer melhor”, acrescentou ainda José Pedro Ferreira.

Na sessão foram também apresentadas as iniciativas do programa das comemorações. São 30 as iniciativas que, durante o ano, vão assinalar o aniversário da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da UC.

Para além da entrega de distinções aos melhores estudantes de licenciatura em 2020/21 (Prémio de Mérito Académico entregues a Diogo Jorge Lopes e Ana Carolina Freire) e a estudantes da faculdade que se distinguiram em provas internacionais no último ano (Prémio de Mérito Desportivo entregue a Carlos Tribuna, Telmo Pinão, Gabriel Lopes, Paulo Santos, Sílvia Lérias e Tiago Pancas) foi ainda entregue o Prémio Carreira a Vasco Vaz. Quanto a menções honrosas, a FCDEFUC distinguiu os 13 elementos do corpo técnico da faculdade, a quem "todas as homenagens que sejam feitas são poucas", sublinhou o diretor, e também os docentes já aposentados Paulo Coelho, Carlos Gonçalves, Fernando Maia e Vasile Constantin.

Durante a cerimónia houve lugar para a realização de uma homenagem do antigo docente da FCDEFUC, Rui Batista, na presença da família do homenageado, com as intervenções de Rui de Figueiredo Marcos e Raul Martins.

No 30.º aniversário da FCDEFUC teve ainda lugar a conferência comemorativa “Desporto, Mitos e Arquétipos: Da idade das trevas à modernidade”, proferida pelo docente Francisco Sobral, presidente da comissão instaladora do curso de ciências do desporto e educação física e o primeiro presidente do conselho científico e pedagógico da Faculdade.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Eis o que pode fazer: