Faculdade de Farmácia da UC "sinal de futuro e de empregabilidade”

Faculdade de Farmácia da UC teve casa cheia na sessão solene para comemorar 103 anos.

Mv
Maria Cano e Marta Costa (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (foto)
07 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

A sessão solene do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) decorreu a 7 de maio, no Anfiteatro Caetano de Santo António.

O Diretor da FFUC, Fernando Ramos, regozijou-se com o número atual de estudantes. “A Faculdade de Farmácia tinha, ao dia de ontem, 1 697 estudantes”, sendo que “nunca estiveram tantos estudantes inscritos” na FFUC. Ao comparar com o ano letivo anterior, o diretor referiu que “as colocações em primeira opção” subiram de “54,5% para 66,3%”. De acordo com o responsável, tais valores advêm do reconhecimento de que “um curso na Faculdade de Farmácia é sinal de futuro e de empregabilidade”.

Fernando Ramos referiu que a procura pela FFUC se deve à sua oferta formativa atual, sublinhando a “entrada em funcionamento, este ano lectivo, de mais dois novos cursos”: o Mestrado em Medicamentos e Suplementos Alimentares à Base de Plantas e o Curso de Especialização Avançada em Radiofarmácia. Para o futuro, o diretor da FFUC afiançou que a faculdade vai “continuar a aprofundar a experiência formativa em parceria com outras Unidades Orgânicas da UC.

Durante a sessão, deixou o alerta de que a “contratação de mais docentes” é “inevitável”. Fernando Ramos acrescentou ainda que é preciso reforçar o “número de funcionários não docentes em várias áreas”.

Refletindo sobre a questão das contratações, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, mencionou a necessidade de “um rejuvenescimento inteligente”. “Temos de ter capacidade de criar farmacêuticos para o futuro”. Não obstante, o Reitor da UC assegurou que nunca ficará “um curso sem funcionar por causa [da falta] de recursos humanos”.

Quanto a infraestruturas, Amílcar Falcão reconheceu que ainda há muito a fazer. No futuro, “as acessibilidades ao Pólo III serão completamente diferentes”, com a possibilidade de um “siloauto” e um alargamento da cantina.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Emissão em direto realizada por Maria Cano e Marta Costa.

Convidado pela Faculdade de Farmácia, Paulo Barradas Rebelo, proferiu a conferência "Da Farmácia de Oficina à Indústria farmacêutica". O presidente do conselho de administração do grupo Bluepharma partilhou o seu testemunho profissional e experiência com os presentes.

A cerimónia contou com discursos da presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associaçao Académica de Coimbra (NEF/AAC), Carolina Gonçalves, e do Presidente da Associação de Antigos Estudantes da FFUC (A2EF2.UC), Miguel Silvestre. A “dinâmica” do NEF/AAC e o “apoio social” da A2EF2.UC foram destacados pelo Diretor da FFUC.

Houve um momento de entrega das distinções de mérito aos melhores estudantes em 2022/2023 e de homenagem a uma aposentada da FFUC. A sessão solene do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra contou com as atuações da Phartuna e da tuna Imperial TAFFUC.