FFUC promove aproximação Portugal-Brasil na regulação dos medicamentos

Seminário decorre de 10 a 12 de abril no renovado teatro de anatomia da antiga Faculdade de Medicina da UC.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
10 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“Temos dois países irmãos que se entendem, mas evidentemente em questões de regulação” ainda há muito para ser feito e para resolver, “seja os gargalos da parte brasileira, seja os constrangimentos da parte portuguesa”.

Foi desta forma que o diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Fernando Ramos, deu início ao seminário "Portugal-Brasil: Convergência Regulatória – Caminhos e perspetivas para harmonização dos princípios e normas de Vigilância Sanitária".

O fórum começou a 10 de abril, no Polo I da Universidade de Coimbra (UC) e termina a 12 de abril, contando com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, no encerramento.

Eis o que pode fazer:

Durante três dias, responsáveis ligados ao setor farmacêutico, incluindo do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e da ANVISA - Autoridade Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, vão estar reunidos para debater a aproximação e os constrangimentos na área da regulação do medicamento entre Portugal e Brasil e no quadro da União Europeia e da América do Sul.

Sendo farmacêutico de formação, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, enfatizou que “a harmonização não é completa” nas agências de regulação do medicamento nos diferentes países, “mas tendencialmente temos sempre a aprender uns com os outros”.

Até porque, Amílcar Falcão relembrou que o “importante é todos percebermos que a saúde pública precisa de uma regulamentação farmacêutica forte para que a cadeia do medicamento funcione, seja de qualidade e transmita segurança à população”.

Pode consultar o programa do evento e respetivos oradores aqui.