Fernando Ramos avança para segundo mandato "numa lógica de continuidade"

A cerimónia de tomada de posse do reeleito Diretor da Faculdade de Farmácia da UC decorreu esta quarta-feira, 7 de fevereiro, na Sala do Senado.

Av
Ana Bartolomeu e Karine Paniza (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
07 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A iniciar o segundo mandato como diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), Fernando Ramos, anunciou “com orgulho” a nomeação dos mesmos subdiretores que o acompanharam nos últimos dois anos, agradecendo a “lealdade, disponibilidade e dedicação” de Gabriela Silva, Carlos Cavaleiro e João Sousa.

Numa lógica de continuidade, Fernando Ramos quer firmar os bons resultados alcançados pela FFUC, sem esconder a ambição de fazer ainda melhor. A nível internacional, a FFUC alcançou “um patamar nunca antes atingindo”, estando agora entre as cem melhores do mundo na área das ciências farmacêuticas. Em particular, é no campo da investigação, inovação e desenvolvimento que a FFUC “tem atingido melhores resultados, traduzidos em prémios e financiamento competitivo para a UC”, como por exemplo o recém-lançado GeneT.

O Diretor da FFUC refere ainda o crescimento da Faculdade no número de estudantes. Nos últimos dois anos, a Faculdade de Farmácia aumentou de 1610 para 1730 alunos, o que torna “necessário o preenchimento de vagas na categoria de professor catedrático”, bem como a renovação do corpo técnico, “com a substituição dos que se vierem a aposentar, mas também aumentar o seu número para apoio na área laboratorial e na área administrativa”.

Eis o que pode fazer:

O Reitor da UC dá os parabéns “ao trabalho de continuidade” da FFUC, Faculdade “que tem conseguido produzir excelentes indicadores” ao nível da investigação e do ensino.

Perante os desafios apresentados pelo Diretor da FFUC, Amílcar Falcão considera que existe “um limite de crescimento” no que toca ao número de estudantes na UC. Mais importante do que o número de alunos é a “qualidade”, defende.

Num momento em que a FFUC se encontra entre as cem melhores do mundo, o Reitor da UC considera que é tempo de “aliviar a carga” da Faculdade de Farmácia para dar espaço a uma maior aposta na investigação e no ensino avançado. Amílcar Falcão considera ser mais benéfico promover "melhores condições para que quem lá está faça ainda melhor”.

Fernando Jorge dos Ramos foi reeleito Diretor da FFUC, para o biénio 2023-2025, numa votação realizada pela Assembleia da Faculdade a 11 de dezembro.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: