FFUC organiza seminário sobre convergência regulatória de medicamentos com a participação da Ministra da Saúde

Seminário "Portugal-Brasil: Convergência Regulatória – Caminhos e perspetivas para harmonização dos princípios e normas de Vigilância Sanitária" decorre entre quarta e sexta-feira, no edifício da Faculdade de Medicina (Polo I)

09 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) organiza entre amanhã (quarta-feira, 10) e sexta-feira (12) o seminário "Portugal-Brasil: Convergência Regulatória – Caminhos e perspetivas para harmonização dos princípios e normas de Vigilância Sanitária". O evento – que vai decorrer na Sala Híbrida do 2.º piso do edifício da Faculdade de Medicina, no Polo I da UC – vai contar com a participação da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na sessão de encerramento.

O seminário vai abordar a aproximação e os constrangimentos na área da regulação do medicamento entre Portugal e Brasil e no quadro da União Europeia e da América do Sul. O programa contempla temas como a influência da comunidade académica na convergência regulatória internacional; o trajeto das regulamentações e papel dos reguladores na inovação no Brasil, em Portugal e nos dois continentes; as políticas de definição de preços; e os desafios e oportunidades para a regularização de medicamentos de terapia avançada.

Entre os oradores do evento estão figuras de referência na área farmacêutica, como o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o Diretor da FFUC, Fernando Ramos, o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, o presidente do Conselho Diretivo do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Rui Santos Ivo, o Diretor-Presidente da ANVISA (Autoridade Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil), António Barra Torres, Murilo Freitas (Organização Pan-Americana da Saúde) e Grace Garbaccio (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento, e Pesquisa), entre outros.

A sessão de abertura do seminário decorre amanhã (quarta-feira, 10), pelas 14h00, com as intervenções de Amílcar Falcão e Fernando Ramos – sendo seguida pela conferência “A comunidade académica como indutora da convergência regulatória internacional”, de Hélder Mota Filipe.

O encerramento dos trabalhos, sexta-feira (dia 12), pelas 19h00, com as intervenções de Amílcar Falcão, António Barra Torres, Fernando Ramos e Rui Santos Ivo, será presidido pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.