A “escola plural” da Arquitetura assinala 35 anos na UC

O dia contou com diversas atividades em torno da arquitetura, entre as quais, um debate no Teatro Académico de Gil Vicente, o lançamento de um livro sobre os 35 anos de arquitetura na Universidade de Coimbra e a inauguração da exposição "Impressões".

Marta Costa
Ana Bartolomeu
20 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A assinalar 35 anos da Arquitetura na Universidade de Coimbra (UC), antigos e atuais corpos técnicos, docentes e estudantis que chamam "casa" ao Colégio das Artes celebraram a data com um programa diversificado.

"Cada ponto das comemorações tem um propósito", garante o Diretor do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (DArq/FCTUC), Luís Miguel Correia. Desde a publicação de um livro, "com um registo de 42 docentes, e que mostra a diversidade e riqueza interna", a exposições, debates ou ensaios, "para colocar a Arquitetura no debate global".

A Arquitetura na UC não é "uma escola de unanimidades nem convergências únicas, mas uma escola plural", refere o Diretor do DArq/FCTUC. Para Luís Miguel Correia, o balanço dos 35 anos da Arquitetura na UC, "deve-se medir, não pelo edifício, mas pelo que é o melhor resultado, que são os alunos formados aqui".

“Uma disciplina central na sociedade contemporânea”, a Arquitetura na UC tem feito “um caminho sólido, sublinhou ainda o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo da UC, Alfredo Dias. O desafio das instalações físicas do departamento não ficou esquecido na sessão. O Vice-Reitor lembrou que é necessário “um planeamento rigoroso para aproveitar todas as oportunidades que surjam”.

Já o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Paulo Oliveira, sublinhou que o departamento tem "massa crítica para fazer uma reflexão séria" sobre o presente e o futuro de forma a "que "as decisões sejam corretamente tomadas". Com "uma cultura distinta dos restantes departamentos [da FCTUC]", o DArq pode "refletir e encontrar as melhores soluções para a arquitetura", acredita.

No âmbito das comemorações dos 35 anos da Arquitetura na UC está ainda programado o encontro Escola de Coimbra, a 21 de setembro, no Auditório da Reitoria da UC.